o que fazer na covilhã
Europa Portugal

O que fazer na Covilhã?

Já faz quase três anos desde que alugamos nosso primeiro apartamento em Portugal. A cidade era a charmosa Covilhã e nós já contamos como foi a mudança e o início do mestrado, que eu terminei na metade de 2021. Percebi que nunca tinha feito um post puramente turístico sobre o que fazer na Covilhã, cidade que foi nosso lar por exatos dois anos. Por isso, prepare-se para conhecer um pouco mais dessa pequena e linda cidade do interior de Portugal.

Quantos dias ficar na Covilhã?

Sendo bem sincero, se você quiser conhecer apenas a cidade é possível passar só um dia. É claro que fazer as coisas correndo nunca é o ideal, mas eu estaria mentindo se dissesse que é impossível. 

Por outro lado, é necessário levar algumas coisas em consideração. A primeira delas é que a Covilhã fica bem afastada dos grandes centros. São quase 4 horas de trem de Lisboa ou de ônibus do Porto, e isso torna um bate e volta bastante cansativo. Além disso, algumas das principais atrações não estão exatamente na cidade, como a Serra da Estrela e as praias fluviais. Ou seja, são passeios para fazer A PARTIR da Covilhã.

Portanto, quando pensamos em o que fazer na Covilhã, temos que levar todos esses aspectos em conta. Eu diria que passar um fim de semana na cidade é o bastante para sentir seu clima universitário, desfrutar das belezas naturais e aproveitar o melhor da culinária local.

Leia também: Quanto custa viajar para a Europa e como calcular?

muralha covilhã

O que fazer na Covilhã, em Portugal?

Mas como sempre dizemos por aqui que cada um faz a viagem da maneira que preferir, separei as principais dicas para aproveitar uma visita à cidade.

CONSULTORIA DE VIAGEM ✈️
Precisa de ajuda para planejar a sua viagem? Conheça a nossa consultoria de viagem para a Europa e veja como podemos te ajudar!

Desfrute das belezas da Serra da Estrela

A Serra da Estrela é, sem dúvidas, o principal ponto turístico para quem visita a Covilhã. O seu topo é o ponto mais alto de Portugal continental e toda a subida da serra proporciona vistas incríveis de natureza. 

Uma das coisas mais legais é que é possível aproveitar a Serra da Estrela em todas as estações do ano. Para quem deseja ver neve  e ter uma experiência de inverno divertido, é o melhor lugar para se fazer isso em Portugal. Já para quem só quer desfrutar da natureza, do caminho e da beleza do local, pode fazer isso no verão. 

No alto da serra você vai encontrar diversas lojas que vendem produtos locais, como queijos da serra da estrela, roupas feitas com lãs de ovelhas, além de iguarias e especiarias locais. Vale a pena entrar nas lojas para desfrutar e conhecer um pouco mais sobre essa cultura tão particular. 

O ponto negativo em uma visita à Serra da Estrela é que não há transportes públicos que dão acesso ao local. Existem algumas companhias que realizam passeios em grupo e também taxistas locais que podem te levar até lá por um preço pré-estabelecido. Se você fizer uma viagem em grupo, o preço fica em torno de 10 euros por pessoa, o que é bem razoável pelo tamanho da experiência.  

Que tal ver o nascer do sol na Serra? Apesar de nunca termos feito isso, vários amigos dizem que é uma das coisas mais lindas que já viram! Para quem curte esse tipo de experiência, também vale muito a pena.   

serra da estrela covilhã

Conheça a Universidade da Beira Interior

A Universidade da Beira Interior é o principal motivo pelo qual as pessoas se mudam para a Covilhã, sendo inclusive o nosso motivo também. Inaugurada em 1979, ela é relativamente nova, mas ainda assim uma das principais universidades públicas de Portugal. Por aqui é possível fazer cursos de graduação (chamam de licenciatura aqui), mestrado e doutorado (doutoramento) em diversas áreas, com cursos que vão desde medicina até cinema (que foi o que eu fiz).

O pólo principal da universidade fica localizado onde funcionava uma antiga fábrica de tecidos, parte importante da economia do país nos séculos XIX e XX. É também lá que você pode visitar o Museu de Lanifícios e a antiga Tinturaria. Se você se interessar pela história de Portugal, é uma excelente dica, principalmente para quem quer fugir das atrações mais óbvias e conhecidas das cidades grandes.  

Nossa sugestão é realmente dar um passeio pelos corredores, conhecer o ambiente e sentir um pouco do clima da UBI. Vai tomar pouco tempo do seu dia e com certeza vai agregar à sua experiência de viagem. 

mestrado cinema ubi portugal

Aprecie as obras de arte urbana

Uma das principais marcas da cidade é a sua juventude pulsante, representada principalmente pelas obras de arte urbana que ficam espalhadas por toda a região central da Covilhã. 

O Wool é um festival que nasceu com o intuito não só de dar esse ar artístico e moderno para a cidade, mas também para que isso fosse feito de uma maneira que remetesse às tradições, costumes e que reforçasse a identidade da cidade. 

covilha portugal
wow covilhã
arte urbana na covilhã coruja

Todo ano, artistas do mundo inteiro vão até a Covilhã e dão sua contribuição em algum dos painéis. Pessoalmente, eu acho que a parte mais legal disso é você poder se deparar com essas obras em diversos pontos da cidade. 

A obra mais conhecida é a Coruja de Bordalo II, que fica bem próxima a igreja de Santa Maria Maior e é quase toda feita com materiais reciclados de automóveis. Mas para além dela, há muita coisa para se ver!

Perca-se pelo centro da Covilhã

Covilhã é uma cidade histórica e você logo consegue perceber isso ao andar pelo centro. Para além da própria Universidade, você também consegue encontrar pontos remanescentes das antigas muralhas da cidade. Esses eram os muros que protegiam a Covilhã de possíveis invasores nos tempos medievais, mas que sofreram sérios danos devido ao terremoto de 1755.

Como a Covilhã é uma cidade com muitas (eu disse MUITAS) ladeiras, as pedras acabaram caindo por todo lado em pontos que hoje encontram-se logo ao lado do centro, como é o caso da própria UBI. Dizem que muitos dos blocos de pedra que compõem a universidade são, inclusive, restos da muralha. 

Não é preciso andar muito para encontrar a Igreja de Santa Maria Maior, a mais famosa e também mais bonita da cidade, repleta dos característicos azulejos azuis tão famosos de Portugal. Recomendo uma visita, mesmo que pelo lado de fora – e mesmo que você não seja assim tão fã de igrejas. Vale a pena!

O Pelourinho é a marca central da cidade e é impossível não passar por ele ao visitar a Covilhã. É por lá que você encontra alguns dos principais cafés, lojas e atividades de modo geral. É um lugar para tirar fotos de recordação e aproveitar para observar o contraste que há na vida do interior: dos jovens cheios de energia a passar de um lado para o outro aos locais, tranquilos nos cafés, conversando e talvez também observando o movimento. 

morar na covilhã em portugal

Visite as praias fluviais

Se você tiver mais tempo e não sabe o que fazer na Covilhã, uma visita às praias fluviais da região pode ser uma excelente opção. As praias de água doce, como também são conhecidas, são literalmente pequenos pedaços da natureza onde piscinas naturais são formadas. Nesses lugares podemos aproveitar para tomar sol e também banho nos dias do verão. Elas são comuns em todo o país, mas ali na região da Beira Interior você pode encontrar algumas das mais bonitas.

Damos destaque para três: A de Verdelhos, de Unhais da Serra e do Paul, que são as que já visitamos. Apesar de terem águas muito (mesmo) geladas, passar o dia por lá é sempre uma delícia, sobretudo no verão quando o sol se põe bem tarde.

o que fazer na covilhã no verão praias fluviais

A maioria das praias fluviais possui algum tipo de estrutura ao redor (bares, restaurantes, banheiros ou até mesmo churrasqueiras, em alguns casos), mas a qualidade e o estado deles varia. A que mais gostamos de ir foi em Valhelhas, um passeio ao mesmo tempo bonito, relativamente perto da cidade e possível de se aproveitar em família.

O ponto negativo (de novo) fica por conta da estrutura até chegar ao local. Não existe nenhum tipo de transporte público que te deixe perto de qualquer uma das praias fluviais da Covilhã, o que te obriga a ir de carro ou a combinar algum preço com um taxista. 

Conclusão

À primeira vista, você pode até pensar que a Covilhã é uma cidade que gira apenas em torno da universidade, mas todo esse clima estudantil é na verdade o que move esse pequeno tesouro do centro de Portugal.

Em meio às paisagens, aos encantos do povo da Beira-interior e ao clima de extremos, é impossível não amar a Covilhã. Se você quiser saber mais sobre a cidade ou mesmo se pensa em se mudar para lá, nossos amigos do Brasileiros na Covilhã tem diversos artigos e informações que com certeza vão te ajudar!


Leia também

Planeje a sua viagem com a gente!

Utilizando os serviços aqui do blog você nos ajuda a crescer cada vez mais. Sempre que compra ou faz alguma reserva utilizando nossos links nós ganhamos uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. 🙂

💻 CONSULTORIA DE VIAGEM
Precisa de ajuda para planejar a sua viagem? Conheça a nossa consultoria e veja como podemos ajudar você a organizar a viagem dos sonhos de maneira econômica!

🚑 SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos destinos. Esteja protegido contra acidentes, extravio de bagagens, voos cancelados e muito mais! Garanta 5% de desconto + 5% no boleto com a Seguros Promo.

🏨 ACOMODAÇÃO
Encontre as melhores opções de acomodação e com os melhores preços para a sua viagem no Booking!


Você também pode gostar...