roteiro de viagem pela europa
Diário dos mãos de vaca Europa

Como montar um roteiro de viagem pela Europa?

O roteiro é a base para a sua viagem. É a partir dele que você vai conseguir planejar e organizar todos os gastos. Se você tem dúvidas sobre como montar um roteiro de viagem pela Europa, tenho certeza que este artigo vai te ajudar! 

A Europa é um continente enorme e que oferece milhares de opções de roteiro, dos mais clássicos aos mais exóticos e pessoais. Tudo vai depender do que você quer conhecer, da quantidade de dias que você tem disponível e da época que você irá fazer essa viagem. 

Pra te ajudar nessa tarefa (que pra nós é uma das mais prazerosas de todo o planejamento), nós fizemos um guia para que você possa montar o seu próprio roteiro de viagem pela Europa e claro, deixamos lá no fim do artigo algumas sugestões de roteiro para você seguir. 

Que tipo de viagem você quer fazer?

O primeiro passo para você começar a montar o seu roteiro de viagem é definir o tipo de viagem que você quer fazer. 

A gente fala muito sobre isso aqui no blog, justamente porque é esse tipo de viagem que vai guiar todo o seu planejamento. 

O que você precisa saber aqui é se essa vai ser uma viagem econômica, ou não, por exemplo. Também é importante pensar se você quer um roteiro de viagem que passe pelas principais cidades europeias, ou se quer algo mais alternativo, diferente e pessoal. 

Esse é um ponto básico da criação do seu roteiro, muita gente já sabe quais destinos quer conhecer, só não sabe como tornar isso “funcional”. Porém, se você ainda não sabe o que quer, é importante começar por aqui, definindo o seu tipo de viagem. 

A gente fala mais sobre a dinâmica de como planejar uma viagem para a Europa nesse outro artigo. Tá bem completo, recomendo.

quanto custa fazer um mochilão pela europa
Barcelona, Espanha

Quantos dias vai durar sua viagem para a Europa?

Saber quantos dias você terá para fazer a sua viagem é outro ponto importante. Afinal, você precisa pensar em um roteiro que seja coerente com a quantidade de dias disponíveis.

Um roteiro para 20 dias, por exemplo, pode incluir apenas dois destinos, mas também cabe, tranquilamente, mais 5 destinos. Depende de quanto tempo é o suficiente para você em cada lugar. 

Além disso, é preciso pensar que o primeiro e último dia da sua viagem são como “dias perdidos”. No primeiro, é comum que você esteja muito cansado e queria apenas chegar na hospedagem o mais rápido possível para descansar. Já o último dia tem toda a preparação para o embarque de volta pra casa: arrumar as malas, fazer check out da hospedagem e chegar com antecedência ao aeroporto. 

Mais abaixo vamos mostrar também como definir a quantidade de dias para cada cidade no seu roteiro. 

três dias em londres
Londres, Inglaterra

Em qual época você pretende viajar pela Europa?

Dá para dizer que é a época da sua viagem que vai definir o seu roteiro. Isso porque as estações do ano são bem marcantes na Europa. 

No Brasil, apesar de ser um país enorme, você consegue aproveitar destinos com praias mesmo durante o inverno. Na Europa isso é quase impossível. 

Já escrevemos aqui no blog sobre a melhor época para viajar pela Europa, mas de maneira geral, é importante levar em conta as estações do ano. 

O inverno, que vai de dezembro até março, é marcado por dias curtos, frios, destinos com neve, clima natalino e poucos eventos e festivais. 

Já o verão começa em junho e vai até setembro. Durante essa época, você poderá aproveitar praias com dias longos e bem quentes e muitos eventos a céu aberto. Porém, é também uma época em que os lugares costumam ficar mais lotados.

Durante a primavera (março-junho) e o outono (setembro-dezembro) você encontrará as cidades mais vazias e um clima geralmente mais agradável (nem tão quente, nem tão frio). São meses marcados pela “baixa temporada”, ou seja, você encontra melhores preços tanto de passagens aéreas como de hospedagens, por exemplo. 

Portanto, leve as estações do ano muito em conta na hora de montar o seu roteiro.  

Trens na Itália
Tropea, Itália

Como montar um roteiro de viagem pela Europa

Assim que você pensar nessas questões (tipo de viagem, época e duração) você já estará pronto para montar o seu roteiro. Mas como criar algo que realmente funcione e faça sentido para a sua viagem? 

É isso que vamos abordar nessas 4 dicas abaixo. 

1. Defina as cidades que você quer conhecer na Europa

Agora chegou a hora de colocar em um papel/planilha as cidades que você quer visitar durante a sua viagem. Nesse momento você ainda não precisa se preocupar com a logística. Mas como falamos acima, é importante que você leve todos os pontos que já citamos em consideração. 

Além disso, pode acontecer de algumas cidades ficarem de fora durante o processo de criação do seu roteiro. Por isso, já deixe alguns destinos como segunda opção. 

o que fazer em milão
Milão, Itália

2. Estude as opções de deslocamento de um destino para outro

A gente já escreveu aqui no blog sobre como viajar de um destino para outro na Europa. Os mais comuns são trem, avião e ônibus. Aliás, você também pode ler o nosso guia completo sobre como é viajar de ônibus

Essa é uma etapa em que você precisa colocar a mão na massa e pesquisar bastante. Precisa abrir o Google Maps e ver qual trajeto faz mais sentido, qual a melhor opção (melhor custo x benefício pra você) pra ir de um lugar a outro e fazer as contas. 

Ou seja, se você quer conhecer Lisboa, Porto, Madri e Barcelona, por exemplo, não faz sentido fazer: Lisboa – Barcelona – Porto – Madri. O ideal aqui é algo como: Lisboa – Porto – Madri – Barcelona. 

Além disso, precisa começar a calcular os transportes de cada trecho individualmente. 

Importante: A cidade de chegada e partida pode acabar alterando o seu roteiro, isso porque você pode chegar e partir da mesma cidade, ou escolher começar e terminar a sua viagem em destinos diferentes. Mas calma, vamos explicar isso melhor mais adiante. 

3. Pesquise as passagens de ida e volta do Brasil

Depois disso, o seu roteiro já vai ter uma forma (talvez não a definitiva, mas você já terá algo mais concreto). Já pode então começar a olhar as passagens saindo do Brasil para a Europa. Pesquise passagens saindo da sua cidade para a primeira cidade do seu roteiro. Veja o preço e pesquise para as outras cidades também, vê o que fica mais barato. 

Pesquise com ida e volta para o mesmo destino e também com ida e volta em cidades diferentes. 

Exemplo: ainda pensando em um roteiro que inclua Lisboa, Porto, Madri e Barcelona. Você pode comprar uma passagem de ida e volta de São Paulo para Lisboa, ou optar por uma passagem de ida de São Paulo para Lisboa, e a volta de Barcelona para São Paulo. 

Aqui você deve levar em consideração pontos que são importantes para você: preço e comodidade. Apenas você pode saber o que é melhor nesse momento. 

Importante: Tenha em mente que ao comprar uma passagem de ida e volta para o mesmo destino, você terá que sair da última cidade do seu roteiro até a primeira cidade (basicamente fazer um círculo). 

Vamos continuar com o exemplo de cima:

Lisboa – Porto – Madri – Barcelona.

Pode ser que o seu destino de chegada seja Lisboa e o destino de partida seja Barcelona. Ou você pode optar por chegar e partir de Lisboa. Nesse caso teria que incluir mais uma viagem, que seria de Barcelona para Lisboa, para poder pegar o seu voo de volta para casa. 

Você pode aproveitar a oportunidade para acrescentar um destino entre essas duas cidades, como Sevilha, por exemplo. Como falei no início, pode ser que você inclua ou exclua destinos durante o planejamento do seu roteiro. Esse é um bom exemplo de como isso pode ser feito. 

De qualquer forma, saber a cidade de chegada e partida é fundamental pra fechar o seu roteiro. 

madrid espanha roteiro de viagem pela europa
Madri, Espanha

4. Decida quantos dias ficar em cada destino

Por último, mas bem importante, você precisa definir a quantidade de dias que vai ficar em cada destino. Essa é uma das partes do planejamento que as pessoas mais têm dúvidas. 

Afinal, o que é ideal para um, pode não ser para outro, certo? 

De modo geral, cidades grandes e muito turísticas como Roma, Paris e Londres, por exemplo, merecem mais dias no seu roteiro. Isso porque têm muitas atrações pra você conhecer e visitar. Já cidades menores como Aveiro, Sevilha, Liubliana, por exemplo, podem ocupar apenas 2 dias do seu roteiro (ou até mesmo 1). 

Para saber o que é melhor você precisa levar em consideração o tempo da sua viagem, quantas cidades estão no roteiro e tudo o que você quer conhecer. 

Nessa etapa, você pode pesquisar por cima as principais atrações de cada destino e ver o que mais te chama a atenção. Assim, você já vai ter uma ideia de quantos dias gastaria em cada destino. Também pode pesquisar “o que fazer em X lugar em 2 dias”, por exemplo. Dessa forma, você já vai saber se isso é muito ou pouco para você. Temos vários posts assim aqui no blog. 😉

Por fim, nós já estivemos em Londres durante 3 e 4 dias, mas poderíamos ter ficado 5, 6, 7 dias! Por outro lado, temos amigos que ficaram 2 dias na cidade e acharam suficiente. Como disse, tudo depende do seu estilo. 

Pra não ter erro, recomendamos pelo menos 3, 4 dias em cidades maiores e 1, 2 dias em cidades menores. 

Turismo em Nápoles
Nápoles, Itália

Dê início ao seu planejamento de viagem para a Europa

A partir desse primeiro roteiro você já consegue começar a planejar a viagem de fato. Pode ser que esse primeiro roteiro não seja a versão final. Durante o planejamento você pode perceber que um destino é muito caro e queira trocar, tirar ou incluir algum outro. O roteiro serve, antes de mais nada, para guiar o seu planejamento. 

Precisa de ajuda para planejar a sua viagem?

E claro, estamos prontos para te ajudar a planejar a sua viagem! 

Além de tirar algumas dúvidas aqui nos comentários ou por e-mail, você também pode contar com a nossa consultoria de viagem para a Europa. Com a consultoria, nós te auxiliamos tanto na parte de criação de um roteiro, quanto na parte de planejamento financeiro e organização da sua viagem. É um processo único e individualizado, pensado para cada viajante. 

Se você quiser saber mais, é só acessar a página da Consultoria de Viagem, ou entrar em contato direto com a gente pelo e-mail destinocompartilhado@gmail.com.   

Por último, espero que esse artigo seja útil no planejamento da sua viagem! 😊. Abaixo você pode conferir as nossas sugestões de roteiro para você adaptar. 

quanto custa dois dias em viena
Viena, Áustria

Sugestões básicas de roteiro pela Europa

Aqui estão as nossas sugestões de roteiro de viagem pela Europa para 10, 15, 20 e 30 dias. Vamos focar nas regiões mais procuradas pelos turistas, mas você pode usar da forma que achar melhor. 

Pode tirar também algumas ideias para montar o seu próprio roteiro, que foca em outras regiões e países, por exemplo. A intenção aqui é justamente essa, fazer com que você se inspire para criar o roteiro que mais tem a ver com você. 

Importante: Você vai notar que em todas as opções (10, 15, 20, 30 dias) vão sobrar pelo menos 2 dias, e isso é por conta do dia da chegada e partida, que como falei, são quase dias perdidos. 

Roteiros de 10 dias pela Europa:

Os roteiros de 10 dias costumam ser mais simples, focados em uma região ou país específico. Aqui, você pode focar em 2 ou 3 grandes cidades, ou passar mais tempo em um lugar e investir em destinos de bate e volta. 

Porto – Lisboa

Você pode passar 4 dias em cada cidade, ou aproveitar a estadia para fazer bate e volta a Aveiro, Guimarães e Braga a partir do Porto, ou Fátima, Sintra e Cascais a partir de Lisboa. 

Madri – Valência – Barcelona

Assim como em Portugal, você pode aproveitar esses 10 dias para conhecer Barcelona e Madri. Valência é uma sugestão bem interessante, já que está no meio do caminho entre uma cidade e outra, mas você também pode optar por Saragoça, por exemplo. 

Roma – Florença – Milão

Esse é um roteiro clássico pela Itália e que dá para ser feito em 10 dias.

Roteiros de 15 dias pela Europa:

Em 15 dias você consegue fazer uma viagem mais completa e tem mais tempo para fazer viagens de bate e volta também. 

Roma, Paris, Londres, Amsterdam

Esse talvez seja o roteiro mais clássico para quem viaja pela primeira vez pra Europa. 3 dias em cada cidade é suficiente para uma primeira experiência, mas você também pode dedicar mais dias na cidade que preferir. 

Aqui também pode caber um bate e volta, ou estadia de 1 dia em Bruxelas ou em Roterdam, por exemplo. 

Aliás, esse é um roteiro muito parecido com o que fizemos no primeiro mochilão.

Roma, Florença, Veneza, Milão

Mais um roteiro clássico pela Itália. Minha sugestão aqui é você passar uns 4 dias em Roma e uns 4 dias em Milão, e deixar Florença e Veneza com 3 dias cada. Mas você também pode diminuir as estadias e aproveitar para conhecer outras cidades da região, como Pisa, Bolonha e Verona. Ou quem sabe, no verão estender mais 1 dia nos famosos lagos de Garda ou Como.

Paris, Bruxelas, Amsterdam, Berlim, Munique 

Esse é um bom roteiro para quem vai mochilar ou tem a intenção de visitar vários lugares de uma só vez. Dedique mais dias para Paris, Amsterdam e Berlim (talvez uns 3 dias) e menos tempo para Bruxelas e Munique. 

Você também pode aproveitar para fazer viagens pequenas pra Bruges, a partir de Amsterdam, Salzburg e o Castelo de Neuschwanstein a partir de Munique.  

Para quem planeja uma viagem pelas cidades da Alemanha, recomendo a leitura deste artigo do Daniel.

Roteiro de 20 dias pela Europa:

Agora, tanto nos roteiros de 20 dias, quanto nos roteiros de 30 dias, vamos focar em conhecer várias cidades de uma vez. No entanto, você também pode cortar algumas cidades para poder aproveitar mais um determinado destino. 

Como falei, essas são só algumas sugestões de roteiro que você pode usar como base para a sua viagem. 

Roma, Viena, Praga, Munique, Berlim, Amsterdam, Bruxelas

Reserve de 3 a 4 dias para as capitais e de 2 a 3 dias para as outras cidades. Se preferir, pode também explorar outros destinos na região. (Salzburg, Augsburg, Colônia, Roterdam…)

Porto, Lisboa, Madri, Barcelona, Marselha, Genova

Esse é um roteiro bem legal para quem vai passar o verão na Europa, afinal, quase todas as cidades têm praia nas proximidades (exceto Madri). 

Dedique de 3 a 4 dias no Porto, Lisboa, Madri e Barcelona e deixe Marselha e Genova com uns 2 dias cada. Uma sugestão de bate e volta aqui seria, a partir de Genova, para as Cinque Terre, um passeio super legal para o verão.

Milão, Zurique, Munique, Praga, Viena, Budapeste

Esse é um roteiro não tão clássico, mas que passa por grandes cidades. É uma forma interessante de visitá-las em uma única viagem e combina muito com o inverno.

Aqui você pode dedicar de 3 a 4 dias para todas as cidades. Afinal, em todas elas há muito para fazer e conhecer. 

E ah, dá até para incluir um dia na Bratislava, entre a sua viagem de Budapeste para Viena, já que a cidade é pequena e está bem no meio do caminho. 

Roteiro de 30 dias pela Europa:

Que tal conhecer um pouco mais do leste europeu? Ou quem sabe os países nórdicos? 

Berlim, Hamburgo, Copenhage, Oslo, Estocolmo, Helsinque, Talín. 

Aproveite esses 30 dias na Europa para visitar os países nórdicos. Sem dúvidas, essa não é uma viagem barata, mas que vale MUITO A PENA (inclusive, está nos nossos planos também). 

Comece por Berlim e Hamburgo, depois siga para Copenhage, Oslo, Estocolmo, Helsinque e Talín. Apesar de incluir várias cidades, você pode conhecê-las com calma e dedicar de 4 a 5 dias em boa parte delas. 

Porto, Lisboa, Madri, Barcelona, Roma, Milão, Paris, Londres, Amsterdam, Berlim

Temos aqui um compilado dos clássicos que é bem legal não apenas para quem vai mochilar, mas também para quem quer aproveitar ao máximo esses 30 dias. 

A nossa sugestão é que você dedique pelo menos 3 dias nas cidades maiores (Paris, Londres, Berlim) e uns 2 dias nas cidades menores (Porto, Milão). 

Quem preferir, pode passar apenas 1 dia em algumas cidades (nós já fizemos isso em Madri e Roma e achamos que valeu a pena para aquelas viagens em específico). 

Berlim, Varsóvia, Cracóvia, Praga, Viena, Bratislava, Budapeste, Liubliana, Munique

Para quem quer conhecer um pouco do leste europeu, esse é um bom roteiro, já que passa por algumas das principais cidades como Liubliana, Budapeste, Bratislava, Praga e Varsóvia. 

Dedique mais dias em Berlim, Varsóvia, Viena, Budapeste e Munique, algo em torno de 4 dias. Algumas cidades, como Bratislava, podem ser visitadas em 1 ou 2 dias. Pode também incluir algumas outras cidades no seu roteiro, como Zagreb, na Croácia e Lódz, na Polônia. 

E aí, o que achou desses roteiros de viagem pela Europa? Já tem um preferido? Tem alguma outra sugestão? Compartilha aqui com a gente! 😉


Planeje a sua viagem com a gente!

Utilizando os serviços aqui do blog você nos ajuda a crescer cada vez mais. Sempre que compra ou faz alguma reserva utilizando nossos links nós ganhamos uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. 🙂

💻 CONSULTORIA DE VIAGEM
Precisa de ajuda para planejar a sua viagem? Conheça a nossa consultoria e veja como podemos ajudar você a organizar a viagem dos sonhos de maneira econômica!

🚑 SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos destinos. Esteja protegido contra acidentes, extravio de bagagens, voos cancelados e muito mais! Garanta 5% de desconto + 5% no boleto com a Seguros Promo.

🏨 ACOMODAÇÃO
Encontre as melhores opções de acomodação e com os melhores preços para a sua viagem no Booking!


Você também pode gostar...

2 comentários

  1. Regina Lúcia Ramos Pinto, Porto. Lisboa. diz:

    Gostaria de uma sugestão de roteiro na Europe de 7 dias. Chegarei de navio com o port de desembarque em Barcelona ou Savona e volta a Recife por Lisboa. Durante esse trajeto incluir Viena, Amsterdan, Paris

    1. Destino Compartilhado diz:

      Olá, Regina! 🙂
      Enviamos um email com mais informações.

Comentários estão encerrado.