nomades digitais em portugal
Diário de Bordo

Vida em Portugal, trabalho online e mestrado

Já faz oito meses desde a última atualização aqui do nosso diário de bordo. Na época estávamos passando dois meses em Munique e nos últimos preparativos pra nossa mudança aqui pra Portugal.

A verdade é que a trajetória foi tão louca que não conseguimos parar pra escrever mais nada aqui pro blog. Mas agora que tive um tempinho, vou registrar tudo. 🙂

A nossa mudança

Pra quem não sabe, em setembro de 2018 iniciamos essa fase da nossa vida como Nômades Digitais e ficamos três meses na Itália. Voltamos para o Brasil em dezembro e em março nos casamos. No dia 25/03 nos mudamos oficialmente. A primeira parada foi Munique, onde passamos dois meses.

No dia 02/05 saímos de Munique. A ideia era fazer o trajeto todo de ônibus. A primeira parada seria Paris, passaríamos um dia lá e seguiríamos viagem (de 24 horas!!!) até Lisboa. Depois pegaríamos um trem que nos levaria até Covilhã (nossa cidade atual).

A verdade é que já em Paris passamos um baita perrengue. Vou contar tudo depois, mas basicamente perdemos esse ônibus e tivemos que comprar uma passagem de avião de última hora.

nômades digitais

Chegada em Portugal

A nossa chegada em Portugal aconteceu no dia 05/05, um domingo. Escolhemos a Covilhã pra ser o nosso lar por, pelo menos, dois anos.

A decisão veio do desejo do Tom de fazer o mestrado em Cinema, na UBI. Ele se inscreveu no começo do ano e o resultado só iria sair no dia 10 de maio, 5 dias depois da nossa chegada. Se ele não passasse? Bom, não tínhamos plano B.

Nosso visto para morar em Portugal

Eu (Carol) tenho dupla nacionalidade, brasileira e italiana. Como italiana eu posso morar em qualquer país da União Europeia. Pra isso, aqui em Portugal, eu só preciso apresentar minha documentação na Câmara da minha cidade e fazer um “Certificado de Registro de Cidadão da União Europeia”. Basicamente, é só um aviso de que eu, italiana, estou morando em Portugal.

Já o Tom, se aprovado na universidade, poderia aplicar pra um visto de estudante ainda no Brasil. Dessa forma, eu poderia morar com ele aqui mesmo sendo brasileira. Porém, esse processo é um pouco mais complicado. Por isso, preferimos usar a nacionalidade italiana. Ele, por ser casado comigo, pode morar aqui também.

Nesse caso, ele precisou solicitar o “Cartão De Residência Para Cidadão De Estado Terceiro Familiar De Nacional Da União Europeia”. O nome é grande assim mesmo, mas é um processo mais simples.

Posso falar mais sobre os nossos vistos, os documentos que apresentamos e todas essas burocracias em um outro post.

morar na covilhã em portugal

Mestrado de Cinema na UBI

A UBI (Universidade da Beira Interior) foi fundada em 1986 e recebe anualmente milhares de estudantes do mundo todo. Muitos deles brasileiros.

Desde 2016 o Tom tinha vontade de fazer o mestrado aqui. A aplicação é simples e acontece durante o primeiro semestre do ano. O resultado sai em maio, junho e o ano letivo se inicia em setembro. A propina (ou mensalidade) é razoavelmente barata, se comparada com outras universidades europeias.

Como é o mestrado de Cinema na UBI?

Pra quem já está acostumado com aulas de faculdade, não vai demorar a se adaptar. No início, há um pouco de dificuldade com alguns termos, com a pronúncia de alguns professores e talvez com alguns textos, mas não é nada que não se resolva com o tempo. E não demora muito para você acompanhar o conteúdo tranquilamente.

Uma coisa que se deve ficar alerta é quanto aos horários. Mesmo para alunos de mestrado, é esperado que estudantes não trabalhem. Isso significa que os horários das aulas não costumam seguir uma ordem lógica, algumas são de tarde, algumas de manhã (e os professores costumam marcar atividades extras também).

No geral, a qualidade do ensino é excelente e não poderíamos ter feito melhor escolha de universidade, levando em conta a qualidade de vida que temos aqui na Covilhã também.

E ah, pra quem tem planos de se mudar para a cidade ou tem interesse em saber mais sobre a UBI eu aconselho muitíssimo o blog Brasileiros na Covilhã.

mestrado cinema ubi portugal

Trabalho online e a Redação Nômade

Já falamos muitas vezes aqui sobre o nosso trabalho online. Mas, de maneira geral, trabalhamos por conta própria produzindo conteúdo para internet.

E claro, tem também nossos trabalhos com o Destino. As compras e reservas feitas através do Seguros Promo, Booking… e a Consultoria de Viagem! 🙂

As dificuldades do trabalho online

É importante destacar que há muitas dificuldades nesse tipo de trabalho também. O principal deles, pra nós, é que recebemos em Real, mas gastamos em Euro. Todos os meses sofremos com a conversão e, muitas vezes, vemos o nosso dinheirinho não render nada!

Isso nos encorajou a buscar um trabalho por aqui também, seja ele físico ou remoto. Dessa forma ganharíamos na moeda local e não perderíamos tanto com as conversões.

morar na covilhã

Nove meses depois…

Por fim, nove meses depois estamos aqui, vivos!

A verdade é que não é fácil (por inúmeros motivos). Nos planejamos muito pra esse momento, mas na hora, no momento que tudo está acontecendo, é bem diferente. Tem burocracias que ainda não conseguimos resolver, detalhes aos quais ainda não conseguimos nos acostumar e saudade, que por vezes, fala bem alto.

Porém (há sempre um porém), não trocamos a nossa vida por nada. Finalmente casados, morando juntos, fazendo tudo do nosso jeito, estudando o que sonhamos e trabalhando do jeito que queremos. O trabalho às vezes é puxado, às vezes desanima, mas às vezes nos empurra pra frente também. É tudo um grande aprendizado. Se der algo errado aqui, a gente vai sofrer (um pouquinho), mas juntos, vamos conseguir arrumar.

Por isso, se você também tem planos parecidos, pensa em se mudar, em viver como nômade digital o nosso conselho é: PLANEJA E VAI. Planeje bem, mas tenha em mente que vai ser diferente, que vai dar errado em algum momento, mas tudo bem. A vida é assim também. Não se prenda por medo, não deixe de fazer nada que tenha vontade.

E essa foi mais uma atualização do nosso Diário de Bordo. Você pode ler os posts anteriores aqui. Se você gostou desse post, ou se você tem gostado dessa série do Diário de Bordo, comenta aqui. Isso nos incentiva MUITO a continuar. 🙂


Planeje a sua viagem com a gente!

Utilizando os serviços aqui do blog você nos ajuda a crescer cada vez mais. Sempre que compra ou faz alguma reserva utilizando nossos links nós ganhamos uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. 🙂

💻 CONSULTORIA DE VIAGEM
Precisa de ajuda para planejar a sua viagem? Conheça a nossa consultoria e veja como podemos ajudar você a organizar a viagem dos sonhos de maneira econômica!

🚑 SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos destinos. Esteja protegido contra acidentes, extravio de bagagens, voos cancelados e muito mais! Garanta 5% de desconto + 5% no boleto com a Seguros Promo.

🏨 ACOMODAÇÃO
Encontre as melhores opções de acomodação e com os melhores preços para a sua viagem no Booking!


Você também pode gostar...