Como planejar uma viagem para a Europa
Diário dos mãos de vaca Europa

Como planejar uma viagem para a Europa?

Quer saber como planejar uma viagem para a Europa? Explicamos nesse texto quais são os 4 pilares fundamentais pra você conseguir organizar e economizar na sua viagem. 


Primeiro, essa é uma das perguntas que a gente mais responde por aqui e também é a principal dúvida que leva as pessoas a contratarem a nossa consultoria de viagem. A gente sempre diz que a viagem começa meses antes do embarque. Isso porque existe (e precisa existir) um grande planejamento. 

Mas por onde começar? Como definir o orçamento de um mochilão pela Europa? Qual o roteiro ideal? Quantos dias deve durar a viagem? E a alimentação? Hospedagem?

Sim, são muitas questões e elas precisam ser divididas em etapas. Nós chamamos essas etapas de pilares. Existem 4 pilares fundamentais para planejar uma viagem (seja pra onde for) e é sobre isso que vamos falar aqui. 

planejar viagem para a Europa
Praga, República Tcheca

Como definir o orçamento de uma viagem para a Europa?

O ponto mais importante para uma viagem sair do papel e realmente acontecer é começar a pensar na questão financeira. Quanto custa viajar pela Europa? 

Tem gente que gasta 3, 5, 10, 15, 20 mil reais. Tem gente que quer fazer uma viagem luxuosa, enquanto outros querem viver a experiência de um mochilão barato. Algumas pessoas querem se hospedar nos melhores bairros, enquanto outras não se importam em dividir um quarto com outras 10 pessoas em um bairro afastado (e mais barato). 

Portanto, não tem como dizer QUANTO CUSTA, porque isso vai depender de cada um, de cada viagem. Pra isso, você precisa trabalhar em cima do seu próprio planejamento e com base no seu orçamento. E se você não sabe como fazer isso, fica tranquilo que vou te ajudar. 

Defina os seus objetivos

Você pode não saber quanto custa, de fato, viajar pela Europa, mas você sabe o quanto você pode gastar e qual é o seu limite, certo? 

Por isso, o primeiro passo é sonhar alto. Coloca pra fora tudo aquilo que você espera da sua viagem. Pense em todos os destinos que quer conhecer, comece a esboçar alguns roteiros. 

Aqui você pode ler sobre como definir um roteiro de viagem pela Europa.

Escreva todas as suas ideias num papel, ou no computador mesmo. Esse é um momento de pesquisa. Leia sobre as cidades que quer conhecer, as atrações que mais te chamam a atenção… procure pela experiência de outros viajantes.

Depois de esboçar os primeiros roteiros, pensar nos destinos dos sonhos e nas atrações mais legais, é hora de partir pra próxima etapa. 

Mas antes: uma dica importante aqui é não ficar preso em um determinado roteiro. Você precisa apenas ter uma base pra começar e está tudo bem se depois você quiser mudar tudo. Aliás, é normal você desistir de algum destino, ou trocar por outro, por exemplo. 

Foque nos 4 pilares do planejamento de viagem

Agora que você já tem por onde começar você precisa iniciar os cálculos. Ou seja, é hora de começar a pesquisar os valores de cada etapa da sua viagem e no fim saber quanto tudo isso vai custar. 

A etapa anterior é fundamental para você poder ter uma base. A partir de agora, você vai começar a ter uma noção de valores reais. Saber quanto cada cidade custa, qual destino é mais barato e qual é mais caro. É aqui que o planejamento financeiro acontece. 

3 dias em edimburgo
Edimburgo, Escócia

Quais são os 4 pilares de um planejamento de viagem?

Mas afinal, quais são esses 4 pilares que a gente fala tanto? Bom, chamamos de “pilares” justamente porque são pontos essenciais de uma viagem. Sem planejar e organizar esses 4 itens, a sua viagem não sai. Veja quais são eles:

  • Passagens (curtas e longas)
  • Hospedagem
  • Turismo 
  • Alimentação

E sim, é importante seguir essa ordem mesmo. Isso porque uma coisa puxa a outra e eu vou explicar tudo isso e mais um pouco logo abaixo. 

Passagens

O primeiro item são as passagens tanto longas (do Brasil para a Europa) quanto as curtas (de um destino para o outro) e as de transporte público (em cada cidade). Portanto, essa é uma etapa que deve ser dividida em 3. 

1º ETAPA – Passagem aérea do Brasil para a Europa

Bom, o primeiro trajeto vai ser de avião. Normalmente, é o item mais caro de toda a viagem. Quanto mais você conseguir economizar na passagem de ida e volta para a Europa, melhor! Aqui o ideal é começar as pesquisas meses antes da viagem, tendo as datas e destinos flexíveis. 

Temos aqui no blog um artigo sobre como encontrar passagens aéreas baratas.

2º ETAPA – Passagens entre destinos na Europa

Já para ir de um destino a outro na Europa você pode utilizar avião, trem e ônibus. Nós também já escrevemos um guia completo sobre como é viajar de ônibus pela Europa. Pra nós, essa é a opção mais em conta e que mais vale a pena para quem quer economizar. 

Para saber qual vale mais a pena para a sua viagem você precisa pesquisar cada trecho individualmente. No Check My Bus você consegue visualizar passagens de avião, trem e ônibus de uma única vez.

3º ETAPA – Passagens de transporte público em cada destino

Essa terceira etapa vai ser a última de todo o planejamento. No entanto, não podemos esquecer que ela existe! Muitas pessoas planejam toda a viagem e esquecem de calcular os gastos com transporte público. É importante pesquisar os bilhetes que existem em cada destino que vai visitar. Pesquise sobre os bilhetes avulsos, os diários e os bilhetes para turistas (que normalmente duram 2, 3 e até 7 dias!).

Por fim, você vai começar o seu planejamento calculando as passagens.

Hospedagem

A segunda etapa do planejamento de viagem para a Europa é definir as hospedagens. Aqui é importante ter em mente o que é prioridade pra você. Conforto, economia, localização, tudo isso junto… 

Nós sempre usamos o Booking ou o Airbnb para encontrar as melhores hospedagens para as nossas viagens. Em ambos você pode usar os filtros para encontrar o lugar que mais te agrada. 

Nessa etapa você ainda não fará as reservas, o importante aqui é ter noção dos preços. Por isso, separe entre 2 e 3 opções que sejam interessantes pra você e veja qual a média de valor. Inclua esse preço na sua planilha. 

DICAS IMPORTANTES PARA ESCOLHER SUA HOSPEDAGEM NA EUROPA

  • Tenha em mente que até você fazer a reserva (ou seja, terminar o planejamento e começar a colocar tudo em prática) pode ser que essa acomodação não esteja mais disponível. Por isso, separe sempre mais de 1 opção. 
  • Leia atentamente as avaliações deixadas por outros hóspedes! Isso é fundamental para você ter uma boa experiência no lugar e não cair em furadas. Escolha sempre lugares bem avaliados. (Digo por experiência própria: não vale a pena ficar em lugares ruins/mal avaliados por conta do preço baixo.)  
  • Leve em conta a LOCALIZAÇÃO. Uma acomodação mais distante pode ser mais barata, mas pode fazer você gastar mais com transporte público. Uma acomodação mais bem localizada pode ser mais cara, mas você economiza no transporte. O que vale mais a pena? É preciso colocar tudo na ponta do lápis. 
  • Por último, veja tudo o que está incluso na sua acomodação. Lembre-se que se o café da manhã não estiver incluso você terá que pagar uma refeição a mais. Além disso, é muito comum que algumas acomodações cobrem um valor extra pelo café da manhã. Veja sempre se esse valor vale a pena ou não (vamos falar mais sobre isso no pilar da Alimentação). 

Turismo

A terceira parte do planejamento é, pra mim, a mais divertida. Depois de pesquisar sobre os destinos que você quer conhecer, provavelmente você já tem uma lista com todas as atrações que quer visitar. Museus, praças, praias, torres, monumentos, estações de esqui… São pontos turísticos que não acabam mais. 

Se você ainda não fez essa lista e não sabe por onde começar, vamos lá. O ideal é você ler e pesquisar bastante sobre o destino que vai visitar. Provavelmente quando escolhe o destino da sua viagem é porque tem algo lá que te chama a atenção, certo? Então comece por esse ponto de interesse. Veja o que mais a cidade pode te oferecer e que faça a sua viagem ser incrível. 

É muito legal ler o relato de outros viajantes e aquelas listas de “O que fazer em…?”, porque te dá uma noção maior de tudo o que pode ser feito no lugar que você vai. Porém, não se prenda a essas listas e nem aos “pontos-obrigatórios-que-todo-mundo-precisa-conhecer”. 

Se você não gosta de museu, não precisa entrar no Louvre só porque todo mundo vai. Se você não gosta dos Beatles, não precisa atravessar a Abbey Road. Faça apenas aquilo que tem vontade e que faça sentido pra você na viagem. 

Porém, aproveite esse momento também para viver novas experiências! 😉

Pesquise sobre as atrações que você quer conhecer na Europa

Tá, mas por que isso é importante? 

Para você saber, principalmente, quais atrações são gratuitas e quais são pagas. Não adianta dizer que quer subir na Torre Eiffel sem saber qual o valor do ticket e como faz pra comprar. Chegar no destino sem essas informações básicas podem estragar (mesmo) a sua viagem. 

Além disso, muitas atrações possuem dias da semana em que a entrada é gratuita, mais barata, ou possui um horário de funcionamento diferente. É importante saber tudo isso antes pra que você consiga economizar e aproveitar ainda mais. 

E por último, porque é muito mais legal quando você vai visitar um lugar que você já leu sobre, viu em algum vídeo, descobriu alguma curiosidade… Torna a visita ainda mais interessante. 

abbey road londres três dias
Londres, Inglaterra

Alimentação

O último dos 4 pilares é a alimentação. É também o tópico que as pessoas mais tem dúvidas na hora de fazer as contas. 

Afinal, quanto se gasta pra comer na Europa? 

Essa é uma pergunta bem ampla. haha 

A verdade é que os valores variam de destino para destino. Tudo, desde alimentação, hospedagem até o transporte público é mais caro nas capitais. Ou seja, em Paris, Londres, Berlim, Amsterdã, por exemplo, você irá gastar mais para comer do que em cidades menores. 

Porém, mais uma vez, tudo vai depender do tipo de viagem que você quer fazer. 

No nosso primeiro mochilão nós só comemos (basicamente) fast-food. Economizamos MUITO e não gastamos quase nada com alimentação. Tínhamos a cara de pau de fazer uma refeição por 7 euros OS DOIS. O colesterol que se exploda… 

Hoje em dia já não conseguimos mais fazer isso (ainda bem hahaha). Por outro lado, gastamos um pouco mais, em média 15/20 euros por refeição, os dois. 

Como pesquisar e calcular os gastos com alimentação na Europa?

Nós já temos o nosso valor médio de gastos com alimentação na Europa, fazer esse cálculo no primeiro mochilão foi uma das partes mais difíceis. 

Isso porque os valores são diferentes demais dependendo da região, restaurante, tipo de comida… Então, o que fizemos foi: procurar por restaurantes padrões nas cidades e pesquisar o menu pra ver os valores. 

Como pesquisar:

Ou seja, abrimos o Google Maps e vimos quais restaurantes tinham na região central de Londres. Selecionamos aqueles que mais gostamos e pesquisamos no Google “Restaurante X menu”. No TripAdvisor você encontra muitos depoimentos e também fotos dos cardápios. Isso nos ajudou muito a ter uma noção de quanto custaria uma refeição para 2 pessoas. 

Além disso, lemos muitos blogs. Pesquisamos por “lugares baratos para comer em X cidade”. Há vários blogs com listas de restaurantes bom-e-barato. 

Aqui no Destino Compartilhado nós sempre colocamos a média de gastos com alimentação nas cidades que visitamos. Você pode usar os nossos artigos como base para o seu planejamento. 🙂 

Como calcular:

Por fim, sabendo que uma refeição em Paris (por exemplo), custa 20 euros pra 2 pessoas, quanto você precisará para 3 dias? 

Basicamente você fará 2 refeições grandes por dia: almoço e jantar, certo? 

Nesse caso é só calcular: 20 x 2 = 40 / 40 x 3 (dias) = 120 euros para os dois.

Se a sua acomodação não oferecer o café da manhã você terá que incluir um valor a mais para essa refeição. Além disso, você também irá comprar água, chocolate, tomar um sorvete, um café… Por isso, é importante levar isso em conta também e colocar um valor “extra” para isso. Eu recomendo um valor entre 15 e 20 euros. 

Portanto, o valor base é de 120 euros (é o mínimo que você precisa) + extras = 140 euros para 2 pessoas, durante 3 dias. Caso seja necessário incluir o café da manhã, esse valor sobe para 160 euros. Aproximadamente 50/55 euros por dia, para 2 pessoas. 

PONTO IMPORTANTE:

  • Esse é o valor final, absoluto? NÃO. Esse é um valor base! Se você é como nós no primeiro mochilão e aguenta comer só fast food você irá gastar BEM MENOS DO QUE ISSO. Se você é mais sofisticado e quer visitar apenas restaurantes típicos, esse valor terá que ser bem maior. O importante aqui é você saber COMO CALCULAR e ajustar isso à sua realidade, ao seu objetivo de viagem. 
o que comer em viena
Schnitzel, prato típico na Áustria e Alemanha

E o Seguro Viagem é mesmo obrigatório na Europa?

Outra pergunta bem recorrente é com relação ao seguro viagem. Antes de afirmar que sim, ele é mesmo obrigatório na Europa é preciso entender uma coisa:

Independente de ser ou não obrigatório, esse é um gasto que é melhor ter e não usar, do que não ter e precisar gastar 10x mais depois. Isso porque, caso você fique doente, passe mal, tenha um piriri ou algo do tipo, o seguro vai cobrir todos os seus gastos médicos. 

Caso contrário, você terá que arcar com todas as despesas e, dependendo do país, podem custar mais de 100, 200, 300 euros. 

Além disso, o seguro viagem também cobre extravio de bagagem e voo cancelado, por exemplo. 

Sobre a obrigatoriedade do seguro viagem dentro do território europeu:

Agora que você já sabe que o seguro viagem é realmente importante vamos falar sobre a sua obrigatoriedade. Primeiro, sim, é obrigatório apresentar um Seguro Saúde para entrar em ALGUNS PAÍSES da Europa. Não todos. Não necessariamente um Seguro Viagem. 

MAS COMO ASSIM?! 

O Seguro Saúde é um dos documentos obrigatórios para a entrada nos países que fazem parte do Acordo de Schengen*. Ou seja, Portugal, França, Alemanha, Itália, Holanda e mais de 20 outros países. O Reino Unido e a Rússia, apesar de fazerem parte do continente europeu não fazem parte do Acordo de Schengen e tem regras específicas para a imigração. 

Além disso, o Seguro Saúde precisa ter cobertura mínima de 30 mil euros. Porém, esse é o valor base da maioria dos Seguros Viagem. Mas claro, é importante confirmar isso antes de fechar o seu. 

Por fim, é bom saber que um Seguro Viagem normalmente inclui toda a cobertura média necessária + cobertura com acidentes de viagem (como o extravio de bagagem e cancelamento de voo, que falei acima). 

O Destino Compartilhado tem parceria com a Seguros Promo e usando o código DESTINO5 você ganha 5% de desconto na compra do seu seguro e mais 10% para pagamentos com boleto bancário. Para conferir preços e coberturas acesse o site.  

Serra da Estrela, Portugal

Coloque o seu planejamento de viagem em prática

Depois dessas pesquisas você já vai ter uma noção muito clara dos valores e de quanto custa cada etapa da viagem. A próxima fase é colocar o seu planejamento de viagem em prática. 

É hora de começar a comprar as passagens, fazer as reservas e ficar ansioso pelo dia do embarque. 

Não atropele o seu planejamento

O ponto mais importante de planejar uma viagem para a Europa é ter calma e paciência para não atropelar o planejamento. Como falei logo no início, é fundamental que as etapas sejam planejadas em ordem. Isso porque não faz sentido reservar uma acomodação sem ter a passagem de ida e volta. Não tem como comprar o ingresso pro dia x, sendo que você ainda não tem passagem e hospedagem. 

Imagina: você faz uma reserva no hotel, mas ainda não tem a passagem de ida pra esse destino. Na hora de comprar a passagem o valor para o dia anterior ao da reserva é muito mais barato. E agora? 

Claro, fazer tudo fora de ordem não vai arruinar o planejamento e fazer com que a sua viagem não dê certo, porém tudo fica mais fácil quando você segue um planejamento. 

Destino Compartilhado Nômades Digitais
San Lucido, Itália

A nossa Consultoria de Viagem para a Europa

Antes de finalizarmos esse BAITA TEXTÃO eu quero saber o que você achou de tudo isso? Fácil, difícil, complicado, legal…? Tá pronto pra colocar tudo isso em prática e começar a planejar a sua viagem para a Europa? Eu garanto pra você que, por mais louco e difícil que possa parecer, planejar uma viagem é muito tranquilo e divertido e você consegue dar conta! 

E se precisar de ajuda pode contar com a gente! A nossa consultoria de viagem pra Europa envolve todo esse planejamento. Tanto financeiro quanto da organização do roteiro, escolha das hospedagens, auxílio pra encontrar as melhores passagens e muito, muito mais. É um processo feito pra cada viajante, com base nas suas dúvidas específicas. 

Se você quiser saber mais, é só acessar a página da Consultoria de Viagem, ou entrar em contato direto com a gente pelo e-mail destinocompartilhado@gmail.com. É isso! Espero muito ajudar vocês com essas dicas e qualquer dúvida-crítica-sugestão é só deixar aqui nos comentários. 😘


Leia também

Planeje a sua viagem com a gente!

Utilizando os serviços aqui do blog você nos ajuda a crescer cada vez mais. Sempre que compra ou faz alguma reserva utilizando nossos links nós ganhamos uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. 🙂

💻 CONSULTORIA DE VIAGEM
Precisa de ajuda para planejar a sua viagem? Conheça a nossa consultoria e veja como podemos ajudar você a organizar a viagem dos sonhos de maneira econômica!

🚑 SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos destinos. Esteja protegido contra acidentes, extravio de bagagens, voos cancelados e muito mais! Garanta 5% de desconto + 5% no boleto com a Seguros Promo.

🏨 ACOMODAÇÃO
Encontre as melhores opções de acomodação e com os melhores preços para a sua viagem no Booking!

Você também pode gostar...