É grande a lista de coisas que precisamos pensar na hora de começar a planejar uma viagem, ainda mais quando vamos para a Europa, um destino tão longe. Queremos aproveitar ao máximo e não queremos ser surpreendidos com lugares extremamente cheios, preços altos ou mau tempo. Por isso é importante pensar em qual a melhor época para ir à Europa. Será que tem um período ideal?
E ah, a gente tem uma série completa de posts sobre planejamento de viagem para a Europa. Não deixe de ler também! 🙂
A época certa para viajar à Europa existe?
Bom, pra falar a verdade não. Isso porque tudo vai depender da experiência que você quer ter, do que quer conhecer e do quanto quer gastar.
Pode ter certeza, época ruim não tem. Mas se você quer ver neve não adianta viajar no meio do ano, assim como não é ideal planejar uma viagem para o litoral italiano em janeiro, por exemplo.
Mas então, como saber qual época do ano escolher? Acompanha aqui que vou falar sobre cada temporada e o que ela tem de mais legal e não tão legal também.
E se quiser saber quanto custa viajar para a Europa, temos um artigo completo sobre o tema.
Verão na Europa: A alta temporada
A alta temporada na Europa acontece no verão, período entre os meses de junho e setembro, sendo agosto o mês mais cheio, já que é o período de férias por lá.
Os preços aumentam muito, principalmente as passagens aéreas. As cidades no geral estão bem mais lotadas, as atrações com mais filas e as temperaturas podem chegar facilmente aos 40 graus, dependendo da cidade.
CONSULTORIA DE VIAGEM ✈️
Precisa de ajuda para planejar a sua viagem? Conheça a nossa consultoria de viagem para a Europa e veja como podemos te ajudar!
Porém, nessa época os dias são mais longos, o sol nasce por volta das 5h30 e se põe depois das 21h, o tempo é mais firme e com poucas chances de chuvas. Você consegue aproveitar muito mais, fazer atividades ao ar livre, visitar parques e também é quando acontecem os maiores
Visitamos o PortAventura, em Barcelona, em agosto do ano passado e já contamos aqui como foi (incrível).
Pontos positivos de viajar para a Europa no verão:
- Os dias são mais longos e é muito bom poder aproveitar mais o tempo em um parque, por exemplo. Hyde Park, em Londres, Olympiapark, em Munique e o Parque Sempione, em Milão são ótimas opções!
- É a época dos festivais de música, como Rock in Rio Lisboa, Glastonbury, no Reino Unido e o Lollapalooza de Berlim.
Pontos negativos de viajar para a Europa no verão:
- Tudo fica muito lotado, mesmo! As ruas, os restaurantes, os museus… para quem quer tranquilidade ou não gosta de muvuca o verão não é a melhor época para a viagem.
- Os preços tendem a subir bastante, por isso, se você não se planejar com antecedência pode acabar gastando muito.
Primavera e Outono na Europa
Ambas as estações são épocas ótimas para fazer uma viagem para a Europa. A primavera acontece entre os meses de março e junho. Nesse período os preços estão mais em conta, os lugares ainda não estão tão cheios e a temperatura começa a ficar mais agradável. As paisagens são lindas, porque é nessa época que as árvores voltam a florescer.
Pra quem quer pegar um pouco de calor e não gastar muito, é com certeza a melhor época para ir a Europa.
Em outro artigo aqui do blog você pode conferir as nossas sugestões de roteiro pela Europa e mais algumas dicas para criar o seu.
Já o outono começa em setembro e vai até dezembro. No quesito paisagem, pra mim ganha da primavera, porque é quando as folhas ficam laranjinhas e começam a cair deixando as ruas inteiras em tons de laranja, marrom e verde.
Também é uma época com preços mais em conta e lugares mais vazios. As temperaturas começam a cair e ainda tem acontecem alguns festivais, como o Oktoberfest em Munique, que apesar de ter esse nome acontece no fim do mês de setembro.
Apesar de tudo, é justamente nessas estações que o tempo está mais instável. Pode ser que chova muito, que não chova nada, que faça frio na primavera e calor no outono. Em muitas cidades já nevou em abril e já fez muito sol no mesmo mês no ano seguinte.
Pontos positivos de viajar para a Europa na primavera e outono:
- Você vai encontrar temperaturas mais agradáveis, ambientes mais vazios e paisagens maravilhosas.
- Talvez seja o melhor momento para visitar Paris, Londres e Roma, por exemplo, já que costumam ser cidades bem lotadas no verão.
Pontos negativos de viajar para a Europa na primavera e outono:
- Como falei lá em cima, essa é uma época de tempo instável e pode ser que você pegue alguns dias bem chatos de chuva.
- Por esse mesmo motivo é importante levar roupas para todas as situações. Em abril de 2019 viajamos para Budapeste e no último dia na cidade os termômetros marcaram 24 graus. No dia seguinte fomos para Praga e nossas roupas não deram conta, já que estava 1 grau!
Inverno na Europa: A baixa temporada
O inverno é considerado baixa temporada, mas pra muitos é uma época incrível pra viajar para Europa. Muitos se planejam pra ir exatamente nesse período que acontece de dezembro a março.
Para muitas pessoas o inverno é a melhor época para ir a Europa, porque é quando neva em alguns lugares. Nos alpes a neve chega cedo, mas em algumas cidades como Berlim, Munique e Vienna, a neve vem mais intensa nos meses de janeiro e fevereiro.
Caso procure neve, frio de rachar (temperaturas abaixo de 0), estações de esqui e paisagens branquinhas, esse período é ideal. Os preços caem muito assim como a quantidade de turistas.
O ponto negativo é que os dias são mais curtos. Diferente do verão, no inverno o dia nasce bem mais tarde por volta das 7h e chega a se pôr às 16h. Os festivais já não existem mais e dão lugar às feirinhas de natal. Os parques de diversão também fecham as portas. Disneyland, PortAventura, EuropaPark são alguns deles.
Pontos positivos de viajar para a Europa no inverno:
- Para quem gosta de frio e quer ver neve essa é a época certa para viajar.
- Em dezembro as cidades já estão no clima de Natal. Se você gosta de luzes e decoração natalina tenho certeza que vai se apaixonar. Cidades como Viena, Estrasburgo, Riga, Salerno e Budapeste são conhecidas pelas suas decorações, feirinhas de Natal e pistas de patinação.
- Assim como na primavera e outono, durante o inverno os preços costumam não subir muito.
Pontos negativos de viajar para a Europa no inverno:
- Apesar de ser baixa temporada, as semanas de Natal e Ano Novo traz, além de preços altos, muita movimentação para as cidades mais turísticas.
- Se a intenção é ver neve, você precisa escolher com atenção os seus destinos. Afinal, não neva em todas as cidades da Europa.
- Sem as roupas adequadas o frio intenso pode acabar atrapalhando a sua viagem.
Você decide qual é a melhor época para a sua viagem
No fim das contas, não há regras definidas sobre qual é a melhor época para ir a Europa. Como você pôde ver, tudo depende do que você procura e do tipo de viagem que quer fazer.
Além disso, não tem como ter certeza absoluta sobre o clima do seu destino. Pode ser que você planeje uma viagem para Edimburgo no verão e mesmo assim chova. Não tem como prever, mas tem como ter uma noção do que você procura e a partir disso se planejar pra sua viagem.
Por último, se você tiver qualquer dúvida é só deixar um comentário aqui em baixo que responderemos o mais breve possível. Se tiver alguma sugestão pode deixar aqui também, são sempre bem-vindas. 🙂
Leia também:
- Viajar de ônibus pela Europa: Guia Completo
- 5 cidades alternativas para você visitar na Alemanha
- PERRENGUE #7 – Tipos de tomada na Europa
Planeje a sua viagem com a gente!
💻 CONSULTORIA DE VIAGEM
Precisa de ajuda para planejar a sua viagem? Conheça a nossa consultoria e veja como podemos ajudar você a organizar a viagem dos sonhos de maneira econômica!
🚑 SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos destinos. Esteja protegido contra acidentes, extravio de bagagens, voos cancelados e muito mais! Garanta 5% de desconto + 5% no boleto com a Seguros Promo.
🏨 ACOMODAÇÃO
Encontre as melhores opções de acomodação e com os melhores preços para a sua viagem no Booking!