Em setembro do ano passado começamos – os dois, oficialmente – a nossa jornada como nômades digitais. Os dois e oficialmente porque o Tom já trabalha remotamente desde 2016 e eu só larguei o trabalho CLT em agosto, um mês antes de embarcar.
Passamos três meses na Itália. Vivemos pela primeira vez juntos, na nossa primeira casa, tínhamos gastos mensais, compras semanais e um processo em andamento.
No meio disso tudo tínhamos que dar conta de trabalhar. Porém setembro e outubro foram justamente os meses em que tivemos grandes baixas. Muitos clientes cancelados, eu ainda não tinha conseguido me estabelecer e minha motivação estava indo por água abaixo.
Porém, nas últimas semanas, tudo começou a voltar ao normal e aos poucos fui encontrando o meu lugar.
A gente diz que foi nosso test drive antes do casamento 🙂
Leia aqui sobre nossos 3 meses na Itália
A decisão
Voltamos para o Brasil em dezembro e em dezembro mesmo compramos a nossa passagem para março, com destino a Roma. Essa viagem, esse planejamento de mudança já existia desde antes de escolhermos ir para à Itália no ano passado.
Demos essa pausa porque era o tempo que o Tom precisava ficar fora da Europa (Brasileiros não precisam de visto de turismo para irem à Europa. Podem ficar até 90 dias em um período de 180 dias)*. Ou seja, ficamos 90 dias por lá (de setembro até dezembro) e portanto ele precisava ficar 90 dias fora (de dezembro até março).
Casamos no dia 14 de março e embarcamos de volta para a Europa no dia 25. Dessa vez pra ficar.
Alemanha
Entramos pela Itália e viemos para a Alemanha. Ficamos um mês e uma semana em Munique, com a família do Tom.
Foi uma experiência totalmente diferente da Itália. Não tínhamos nossos gastos mensais, preocupação com contas e, no geral, economizamos muito assim.
O legal é que, como já estivemos na cidade algumas vezes e temos a oportunidade de estar com quem mora aqui, sempre vamos para lugares diferentes, fora das rotas turísticas, como o Partnachklam e o Starnbergersee, um dos lagos mais belos que já vimos.
Viagens
Finalmente pudemos conhecer Budapeste! Estava na nossa lista fazia muitos anos. Aliás, já falamos aqui no blog sobre a nossa vontade de fazer um mochilão pelo leste europeu.
A cidade é super barata, muito bonita, cheia de história e tivemos uma experiência incrível, de verdade.
Como parada estratégica ficamos um dia em Praga, infelizmente estava muito frio e não conseguimos aproveitar 100% como queríamos.
E claro, fizemos tudo com o interflix do Flixbus (melhor custo x benefício).
Leia aqui como foi e quanto custou ficar 3 dias em Budapeste
No caminho para Portugal também passamos por Paris, ficamos dois dias na cidade e passamos um grandessíssimo perrengue (que vamos contar em um outro post)
Trabalho
Por fim, o mais importante, o trabalho. O nomadismo digital é isso, poder trabalhar enquanto viaja. Esse tem sido o nosso plano desde 2016.
O Tom trabalha como roteirista e produtor de conteúdo. Eu trabalho remotamente desde agosto do ano passado e demorei pra encontrar o meu lugar. Também trabalho como produtora de conteúdo e editora de áudio. Pra quem não sabe, no ano passado nos formamos em rádio, tv e internet.
O blog também é o nosso trabalho, a renda vem das reservas feitas, dos seguros comprados, dos livros baixados. Infelizmente não é a nossa maior renda e por isso não conseguimos nos dedicar à ele como queríamos, mas as coisas estão acontecendo!
Como nos organizamos
Parece incrível e é, não vamos mentir. Estamos aos poucos construindo algo que planejamos muito e durante muitos anos. Mas ainda não sentamos em uma praia deserta com nosso notebook tomando um super drink hahaha.
Tem dias que não saímos de casa. Trabalhos realmente o dia inteiro. Não temos férias e tudo depende da nossa produção e de como nos organizamos.
“Se trabalharmos muito de segunda até quinta podemos ficar tranquilos de sexta até domingo.”
Então tem suas vantagens.
CONSULTORIA DE VIAGEM ✈️
Precisa de ajuda para planejar a sua viagem? Conheça a nossa consultoria de viagem para a Europa e veja como podemos te ajudar!
Outro ponto importante é que tudo é muito volátil. Hoje temos muitos cliente, mas e amanhã? Já tivemos que lidar com perdas muito grandes e isso mexe muito com os nossos ganhos no fim do mês. É instável e você precisa estar sempre preparado pra isso.
Pra nós, na vida nômade, é imprescindível ter uma reserva financeira, porque se tudo der errado você consegue se manter até arrumar um plano B, uma solução.
A mudança
Como falamos, essa viagem já estava em planejamento desde antes de escolhermos ir para à Itália no ano passado. Queríamos nos mudar para a Europa e a cidadania italiana nos ajudaria nesse processo. Por isso escolhemos primeira a Itália (para fazermos todo o processo) e depois a mudança oficial.
Essa semana completa um mês desde a nossa chegada em Portugal. Finalizamos mais uma jornada de trabalho e viagem. Agora vamos começar uma nova etapa. Uma casa fixa, contas fixas e uma rotina!
Contaremos TUDO sobre a mudança em um post específico onde vamos falar mais detalhadamente sobre os procedimentos e vistos para morar em Portugal.
Por fim…
Assim foram os cinco primeiros meses de 2019 do Destino Compartilhado. Casamos, moramos algumas semanas em Munique, conhecemos Budapeste, passamos frio em Praga e agora estamos de malas cheias em uma cidade no interior de Portugal.
Gostamos muito do que fazemos, da vida que levamos e compartilhar tudo isso aqui é muito prazerosos. Queremos, de alguma forma, ajudar outras pessoas que têm o mesmo objetivo que a gente.
Continuem acompanhando, apoiando e incentivando. Não só a gente, mas qualquer amigo que tenha um projeto independente. Acreditem, a ajuda dos amigos faz muita diferença!
Qualquer dúvida, crítica, comentário é só deixar aqui embaixo que responderemos em breve. Pra maiores contatos manda um e-mail pra contato@destinocompartilhado.com. 🙂
*Regra válida para brasileiros e apenas para os países da Área Schengen. Os demais países possuem outras regras de imigração e tempo de permanência para brasileiros.
Leia também
- Vida em Portugal, trabalho online e mestrado
- Viajar de ônibus pela Europa – Guia Completo
- Roteiro pelo Leste Europeu – Quanto custa?
Planeje a sua viagem com a gente!
Utilizando os serviços aqui do blog você nos ajuda a crescer cada vez mais. Sempre que compra ou faz alguma reserva utilizando nossos links nós ganhamos uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. 🙂
💻 CONSULTORIA DE VIAGEM
Precisa de ajuda para planejar a sua viagem? Conheça a nossa consultoria e veja como podemos ajudar você a organizar a viagem dos sonhos de maneira econômica!
🚑 SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos destinos. Esteja protegido contra acidentes, extravio de bagagens, voos cancelados e muito mais! Garanta 5% de desconto + 5% no boleto com a Seguros Promo.
🏨 ACOMODAÇÃO
Encontre as melhores opções de acomodação e com os melhores preços para a sua viagem no Booking!