nomades digitais na alemanha
Diário de Bordo

Nômades digitais, vida na Alemanha e mudança

Em setembro do ano passado começamos – os dois, oficialmente – a nossa jornada como nômades digitais. Os dois e oficialmente porque o Tom já trabalha remotamente desde 2016 e eu só larguei o trabalho CLT em agosto, um mês antes de embarcar.

Passamos três meses na Itália. Vivemos pela primeira vez juntos, na nossa primeira casa, tínhamos gastos mensais, compras semanais e um processo em andamento.

No meio disso tudo tínhamos que dar conta de trabalhar. Porém setembro e outubro foram justamente os meses em que tivemos grandes baixas. Muitos clientes cancelados, eu ainda não tinha conseguido me estabelecer e minha motivação estava indo por água abaixo.

Porém, nas últimas semanas, tudo começou a voltar ao normal e aos poucos fui encontrando o meu lugar.

A gente diz que foi nosso test drive antes do casamento 🙂

Leia aqui sobre nossos 3 meses na Itália

destino compartilhado alemanha

A decisão

Voltamos para o Brasil em dezembro e em dezembro mesmo compramos a nossa passagem para março, com destino a Roma. Essa viagem, esse planejamento de mudança já existia desde antes de escolhermos ir para à Itália no ano passado.

Demos essa pausa porque era o tempo que o Tom precisava ficar fora da Europa (Brasileiros não precisam de visto de turismo para irem à Europa. Podem ficar até 90 dias em um período de 180 dias)*. Ou seja, ficamos 90 dias por lá (de setembro até dezembro) e portanto ele precisava ficar 90 dias fora (de dezembro até março).

Casamos no dia 14 de março e embarcamos de volta para a Europa no dia 25. Dessa vez pra ficar.

Alemanha

Entramos pela Itália e viemos para a Alemanha. Ficamos um mês e uma semana em Munique, com a família do Tom.

Foi uma experiência totalmente diferente da Itália. Não tínhamos nossos gastos mensais, preocupação com contas e, no geral, economizamos muito assim.

O legal é que, como já estivemos na cidade algumas vezes e temos a oportunidade de estar com quem mora aqui, sempre vamos para lugares diferentes, fora das rotas turísticas, como o Partnachklam e o Starnbergersee, um dos lagos mais belos que já vimos.

lago em munique

Viagens

Finalmente pudemos conhecer Budapeste! Estava na nossa lista fazia muitos anos. Aliás, já falamos aqui no blog sobre a nossa vontade de fazer um mochilão pelo leste europeu.

A cidade é super barata, muito bonita, cheia de história e tivemos uma experiência incrível, de verdade.

Como parada estratégica ficamos um dia em Praga, infelizmente estava muito frio e não conseguimos aproveitar 100% como queríamos.

E claro, fizemos tudo com o interflix do Flixbus (melhor custo x benefício).

Leia aqui como foi e quanto custou ficar 3 dias em Budapeste

No caminho para Portugal também passamos por Paris, ficamos dois dias na cidade e passamos um grandessíssimo perrengue (que vamos contar em um outro post)

budapeste a noite

Trabalho

Por fim, o mais importante, o trabalho. O nomadismo digital é isso, poder trabalhar enquanto viaja. Esse tem sido o nosso plano desde 2016.

O Tom trabalha como roteirista e produtor de conteúdo. Eu trabalho remotamente desde agosto do ano passado e demorei pra encontrar o meu lugar. Também trabalho como produtora de conteúdo e editora de áudio. Pra quem não sabe, no ano passado nos formamos em rádio, tv e internet.

O blog também é o nosso trabalho, a renda vem das reservas feitas, dos seguros comprados, dos livros baixados. Infelizmente não é a nossa maior renda e por isso não conseguimos nos dedicar à ele como queríamos, mas as coisas estão acontecendo!

Como nos organizamos

Parece incrível e é, não vamos mentir. Estamos aos poucos construindo algo que planejamos muito e durante muitos anos. Mas ainda não sentamos em uma praia deserta com nosso notebook tomando um super drink hahaha.

Tem dias que não saímos de casa. Trabalhos realmente o dia inteiro. Não temos férias e tudo depende da nossa produção e de como nos organizamos.

“Se trabalharmos muito de segunda até quinta podemos ficar tranquilos de sexta até domingo.”

Então tem suas vantagens.

CONSULTORIA DE VIAGEM ✈️
Precisa de ajuda para planejar a sua viagem? Conheça a nossa consultoria de viagem para a Europa e veja como podemos te ajudar!

Outro ponto importante é que tudo é muito volátil. Hoje temos muitos cliente, mas e amanhã? Já tivemos que lidar com perdas muito grandes e isso mexe muito com os nossos ganhos no fim do mês. É instável e você precisa estar sempre preparado pra isso.

Pra nós, na vida nômade, é imprescindível ter uma reserva financeira, porque se tudo der errado você consegue se manter até arrumar um plano B, uma solução.

A mudança

Como falamos, essa viagem já estava em planejamento desde antes de escolhermos ir para à Itália no ano passado. Queríamos nos mudar para a Europa e a cidadania italiana nos ajudaria nesse processo. Por isso escolhemos primeira a Itália (para fazermos todo o processo) e depois a mudança oficial.

Essa semana completa um mês desde a nossa chegada em Portugal. Finalizamos mais uma jornada de trabalho e viagem. Agora vamos começar uma nova etapa. Uma casa fixa, contas fixas e uma rotina!

Contaremos TUDO sobre a mudança em um post específico onde vamos falar mais detalhadamente sobre os procedimentos e vistos para morar em Portugal.

nomades digitais covilha portugal

Por fim…

Assim foram os cinco primeiros meses de 2019 do Destino Compartilhado. Casamos, moramos algumas semanas em Munique, conhecemos Budapeste, passamos frio em Praga e agora estamos de malas cheias em uma cidade no interior de Portugal.

Gostamos muito do que fazemos, da vida que levamos e compartilhar tudo isso aqui é muito prazerosos. Queremos, de alguma forma, ajudar outras pessoas que têm o mesmo objetivo que a gente.

Continuem acompanhando, apoiando e incentivando. Não só a gente, mas qualquer amigo que tenha um projeto independente. Acreditem, a ajuda dos amigos faz muita diferença!

Qualquer dúvida, crítica, comentário é só deixar aqui embaixo que responderemos em breve. Pra maiores contatos manda um e-mail pra contato@destinocompartilhado.com. 🙂

*Regra válida para brasileiros e apenas para os países da Área Schengen. Os demais países possuem outras regras de imigração e tempo de permanência para brasileiros.

Leia também

Planeje a sua viagem com a gente!

Utilizando os serviços aqui do blog você nos ajuda a crescer cada vez mais. Sempre que compra ou faz alguma reserva utilizando nossos links nós ganhamos uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. 🙂

💻 CONSULTORIA DE VIAGEM
Precisa de ajuda para planejar a sua viagem? Conheça a nossa consultoria e veja como podemos ajudar você a organizar a viagem dos sonhos de maneira econômica!

🚑 SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos destinos. Esteja protegido contra acidentes, extravio de bagagens, voos cancelados e muito mais! Garanta 5% de desconto + 5% no boleto com a Seguros Promo.

🏨 ACOMODAÇÃO
Encontre as melhores opções de acomodação e com os melhores preços para a sua viagem no Booking!

Você também pode gostar...