Roteiro de Viagem Monet em Paris
Europa França

Monet em Paris – Roteiro de um dia pelas obras do artista

Se assim como eu, você também ama Paris, Monet e roteiros turísticos fora da curva, tenho certeza que vai gostar dessa caminhada pelas paisagens que viraram obra do artista na cidade! 🙂

Eu sempre gostei muito de Monet, do movimento impressionista e sabia que muitas de suas obras tinham sido criadas em Paris. Comecei assim uma pesquisa por esses quadros e por essas paisagens, mergulhei na vida do artista durante a sua passagem por Paris e descobri que, embora muitos desses lugares hoje estivessem diferentes, outros permaneciam iguais, mas com a dinâmica de vida do século XXI. (O que torna tudo muito mais interessante).

Foi assim que comecei a criar esse roteiro, fui listando obra por obra, local por local, visitando Google Maps e aprendendo mais e mais sobre os impressionistas e ele, que foi o pai de tudo isso.

Coloquei em prática no ano passado, durante uma escala de 9h que tive na cidade. Aliás, tempo perfeito pra uma caminhada pelos principais pontos turísticos (inclusive pode conferir aqui o meu roteiro de 1 dia em Paris), mas a verdade é que eu já tinha outros planos em mente. 🙂

Esse é um roteiro de um dia pelas obras de Monet em Paris, na verdade, um roteiro de algumas horas, mas que você pode curtir do seu jeito, no seu ritmo e adaptar pra caber no seu estilo de viagem.

Uma breve história de Monet em Paris

Claude Monet nasceu em Paris em 1840, mas foi criado em Le Havre. Só retornou para a capital anos mais tarde, já adulto. Conheceu nessa época Camille Pissarro, Alfred Sisley, Renoir e Bazille, grandes amigos que, anos mais tarde, se tornariam a cara do impressionismo.

Durante alguns anos morou com Pissaro na rue de Furstenberg, depois em um prédio no boulevard des Capucines, com outro amigo. Foi nessa época que surgiu grande parte das suas pinturas em Paris.

Já por volta de 1860, o artista conheceu Camille, sua primeira esposa, e teve seu primeiro filho, em 1867.

Monet se muda com sua família para Giverny em 1883, após enfrentar períodos de crise financeira. Esse período também foi marcado por grandes obras, como a clássica lagoa de lirios d’agua (mas isso fica pra um próximo roteiro 😂)

CONSULTORIA DE VIAGEM ✈️
Precisa de ajuda para planejar a sua viagem? Conheça a nossa consultoria de viagem para a Europa e veja como podemos te ajudar!

Roteiro Monet em Paris

Mais do que encontrar as paisagens que viraram obras de Monet em Paris, vamos passar pela vida do artista na cidade, caminhar pelas ruas em que morou e visitar os prédios por onde expos muitas dessas pinturas.

Ao longo desse roteiro, passaremos por:

  • Rue Montorgueil
  • Rue Laffitte
  • Boulevard des Capucines
  • Jardin des Tuileries
  • Igreja de Saint-Germain l’Auxerrois
  • Pont Neuf
  • Rue de Furstenberg
  • Torre Eiffel

Aqui tem o mapa pra visualizar o trajeto e já salvar pra usar durante a sua viagem por Paris. Se quiser saber mais sobre como criar um roteiro de viagem, tem um artigo bem completo aqui no blog. 😊

Rue Montorgueil

A primeira parada do nosso roteiro é na Rue Montorgueil. Na verdade, é na estação Chatelet Les Halles, pra quem vem direto do Aeroporto, mas a poucos metros dali está a nossa primeria obra.

A Rue Montorgueil foi retratada por Monet durante o evento de 30 de junho de 1878, “Peace and Work”, e como símbolo do impressionismo, a paisagem que vemos não vem de alguém presente na multidão, mas sim, de um observador em algum ponto distante.

Hoje a rua ainda se parece muito com o que vemos na representação de Monet, o que muda é a multidão e os comércios. É uma rua ótima pra quem quer pausar e tomar um café em meio ao caos que é Paris.

A obra original está exposta no Musée d’Orsay, em Paris.

pinturas de monet em paris

Rue Laffitte e Boulevard des Capucines

A pouco mais de 1,5km de distância está a Rue Laffitte, local de nascimento de Monet e, 700m depois, temos o Boulevard des Capucines, outro local de residência do pintor, dessa vez na vida adulta.

Curiosamente, a primeira rua virou endereço de uma galeria de arte algumas décadas depois. Já o segundo ponto foi onde se realizou a primeira exibição impressionista, em 1874.

Essa primeira exibição contou com exposições não só de Monet, mas também de Renoir, Pissaro e Cézzane. Essa exibição surge como um movimento de resistência desses artistas, que vinham sendo reijeitados pelos críticos e pintores renomados da época, por conta das pinceladas largas, cores vibrantes e temas cotidianos da vida moderna, nada popular naquele momento.

Jardin des Tuileries

O próximo ponto é um clássico de Paris, o Jardin des Tuileries. Incluí essa parada no nosso roteiro, não somente por isso (também), mas por ter sido cenário de Monet em 1876, na obra Les Tuileries. Mais uma vez, ao caminhar pelo jardim não teremos a mesma visão que Monet teve enquanto pintava, mas faremos parte do que ali foi retrado: pessoas comuns no jardim mais famoso de Paris.

Igreja de Saint-Germain l’Auxerrois

Cerca de 1km depois, passando pelo Museu do Louvre, temos a Igreja de Saint-Germain l’Auxerrois, local retratado por Monet em 1867.

Apesar de não ser uma das obras mais famosas do artista (a foto de destaque deste artigo), essa paisagem está no coração da cidade e ainda hoje conseguimos a ver exatamente dessa forma.

Aqui eu falhei e não tirei fotos. 😀

A obra original está exposta em Berlim, na Nationalgalerie, Staatliche Museen zu Berlin.

pinturas de monet Saint-Germain l'Auxerrois
Imagem do Google Maps

Pont Neuf

Em seguida, vamos atravessar uma das dezenas de pontes do centro de Paris. Apesar de não ser a mais bonita, na minha opinião (Ponte Alexandre III tem todo o meu coração aqui), foi o local escolhido por Monet em 1871.

Essa pintura tem uma história interessante e que bom que está no meio do nosso caminho! Foi uma das únicas pinturas do artista da época, que havia recém retornado do seu exilio na Inglaterra. Após o fim da Guerra Franco-Prussiana e de outros conflitos internos que a França estava vivenciando, Monet via uma Paris em desespero.

As cores vivas e as paisagens iluminadas pelo sol dão lugar a uma cena escura e sem precisão.

A pintura original está no Museu de Arte de Dallas, EUA.

Rue de Furstenberg

A última parada dedicada à Monet do nosso roteiro é a Rue de Furstenberg. Aparentemente esse foi mais um endereço de Claude Monet em Paris, junto com Frédéric Bazille. Mas mais do que apenas um endereço, esse estúdio foi cenário para pinturas dos dois artistas, que também posavam um para o outro.

Mais sobre esse momento da vida de Monet e Bazille pode ser visto neste artigo do Musée d’Orsay.

Torre Eiffel

Por fim, ela: Torre Eiffel. Sim, não poderia ficar de fora e não tinha jeito melhor de finalizar esse roteiro se não no cartão postal da cidade. No fim da caminhada ter a torre como fundo torna tudo ainda mais especial.

Seguindo o roteiro, vai chegar ao Jardim da Torre Eiffel pela Rue de l’Université, um dos melhores pontos para quem quer ter uma boa impressão da Torre. 😉

Se chegar por lá durante a noite, vale muito a pena esperar pelo show de luzes que acontece de hora em hora. Se passar durante o dia, não tem problema, porque vai ser lindo igual.

Roteiro para uma conexão em Paris

Esse é um roteiro de caminhada leve, são cerca de 9km e dura pouco mais de 2h (se fizer sem parar, direto). Eu levei cerca de 4h pra fazer tudo, porque fui com calma, parando pra comer, tirar fotos e curtindo a viagem mesmo.

Recomendo pra quem tem um dia livre em Paris, ou pra quem, assim como eu, tem uma escala na cidade e quer aproveitar essas horas livres. Aliás, gosto muito de aproveitar esses tempos de conexão pra conhecer as cidades de forma breve (ou diferente, como nesse caso), como fiz nesse roteiro de Amsterdã.

Um jeito diferente de descobrir Paris

Por fim, fazer esse roteiro de Monet em Paris foi realizar um sonho, desde o início das pesquisas, criação do roteiro, até o fim desse dia na cidade. Como eu já tinha visitado Paris outras vezes, super valeu a pena dedicar esse tempo pra um passeio diferente, histórico, cheio de cultura e com as paisagens de Paris como ponto principal.

Recomendo demais pra quem quer ter uma experiência fora do comum. 🙂

E pra quem gostou e tá pensando em fazer uma viagem pra Europa, vem conhecer a minha Consultoria de Viagem! Eu te ajudo com todo o planejamento da viagem, não só a criar um roteiro como esse, mas também a organizar voos, trajetos, hospedagens, atrações e toda a parte financeira! Acessa o link e vem conversar comigo!

Referências:


Leia também

Planeje a sua viagem com a gente!

Utilizando os serviços aqui do blog você nos ajuda a crescer cada vez mais. Sempre que compra ou faz alguma reserva utilizando nossos links nós ganhamos uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. 🙂

💻 CONSULTORIA DE VIAGEM
Precisa de ajuda para planejar a sua viagem? Conheça a nossa consultoria e veja como podemos ajudar você a organizar a viagem dos sonhos de maneira econômica!

🚑 SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos destinos. Esteja protegido contra acidentes, extravio de bagagens, voos cancelados e muito mais! Garanta 5% de desconto + 5% no boleto com a Seguros Promo.

🏨 ACOMODAÇÃO
Encontre as melhores opções de acomodação e com os melhores preços para a sua viagem no Booking!


Você também pode gostar...