Este é um post patrocinado 📌
Este texto faz parte de uma parceria entre Destino Compartilhado e Hoteis.com
Paraty, no estado do Rio de Janeiro, é um lugar mágico: cheio de história e também de belezas naturais. Próxima de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, a cidade foi fundada em 1667 e ainda mantém muitos dos prédios e casas de época, além das ruas típicas em paralelepípedo. Pensando nisso, montamos um roteiro para um fim de semana em Paraty, com ideias de passeios, muita comida boa e as melhores opções de hotéis. Confira!
Conhecida por sediar a FLIP, Feira Internacional de Literatura, essa bela cidade fluminense é uma ótima pedida para quem deseja dar aquela esticadinha e fazer uma viagem rápida, mas deliciosa.
Paraty: conheça mais sobre a cidade
O município fluminense é considerado Patrimônio Histórico Nacional, graças ao seu centro histórico – com belíssimos casarões e igrejas datados de 1820 e que ajudam o turista a embarcar nessa viagem no tempo.
Fundada em 1667, em torno da Igreja Nossa Senhora dos Remédios, Paraty teve uma importância econômica muito grande devido aos seus vários engenhos de cana-de-açúcar.

Durante o século 18, ela se destacou pela presença do porto, pelo qual era escoado o ouro e as pedras preciosas extraídas em Minas Gerais rumo à Portugal.
Além de toda essa importância histórica, Paraty também guarda atrativos naturais belíssimos, com destaque para o Parque Nacional da Serra da Bocaina, a Área de Proteção Ambiental do Cairuçu (onde se encontra a vila de Trindade) e a Reserva da Joatinga.
Como chegar
Para quem vai de avião, o aeroporto mais próximo é o da capital do estado, Rio de Janeiro, que fica a 256 km da cidade. De carro, vindo do Rio de Janeiro, o principal acesso é pela rodovia Rio-Santos.
Já para quem vem de São Paulo, o melhor caminho é pela Ayrton Senna – Carvalho Pinto (SP- 070), acessando a Rodovia dos Tamoios na altura de São José dos Campos e pegando a Rio-Santos.
Outra possibilidade é o acesso a partir de Cunha, pela estrada Paraty-Cunha, com 49 km de extensão e que passa por dentro do Parque Nacional da Bocaina, com lindíssimas paisagens. Mas atenção: A circulação de carros nessa estrada só é permitida até às 18 horas.
Fim de semana em Paraty: o que fazer?
Já está convencido de que viajar para Paraty é um ótimo negócio? Então confira esse roteiro de um fim de semana na cidade que montamos!
Embora em 2 ou 3 dias seja possível conhecer vários atrativos da cidade, para quem deseja apreciar melhor todos os encantos, o recomendável é passar, pelo menos, 5 dias por lá.
Sexta-feira
Para começar o seu fim de semana em Paraty. Se você chegar na sexta-feira cedo, pode aproveitar para passear pelo centro histórico, explorando todas as ruazinhas, lojinhas, ateliês e muito mais. Os destaques são a Rua da Lapa e a Rua Dr. Samuel Costa, onde você encontra inúmeras opções de roupas e acessórios, além de artigos de decoração, porcelanas e até algumas redes.

Aproveite para conhecer as agências de receptivo e comprar alguns passeios. A maioria delas se encontra na Avenida Roberto Silveira. Por lá você também encontra bancos, supermercados e farmácias.
Na hora do almoço, desfrute das delícias gastronômicas de Paraty. Algumas das principais opções de restaurantes são:
- Oui Paraty: restaurante de crepes, galettes e algumas delícias da culinária francesa;
- Taberna Paraty: comida a quilo, no estilo self-service, com várias opções e preços mais razoáveis;
- Café Paraty: pratos à la carte para todos os gostos e muito bem localizado no Centro Histórico.
Não se esqueça de visitar alguns pontos essenciais do Centro Histórico como:
- Praça da Matriz e a Igreja Nossa Senhora dos Remédios;
- as igrejas de Santa Rita (cartão-postal da cidade) e de Nossa Senhora das Dores;
- Casa do príncipe D. João: fotógrafo, viajante, dono de pousada e trineto de Dom Pedro II e bisneto da princesa Isabel.
Se quiser aproveitar melhor o passeio, vale a pena contratar um city tour logo cedo.
Tarde/Noite
Depois de andar bastante, dê uma repousada no hotel e volte ao Centro Histórico para desfrutar das opções de happy hour e jantar. O destaque é a Pizzaria Punto Divino, fundada por um casal de italianos servindo uma grande variedade de massas, além de música ao vivo e uma excelente decoração.
Sábado
Depois de conhecer muito bem o centro histórico, é hora de apreciar as belezas naturais de Paraty. Por isso, a dica é começar o dia com um delicioso passeio de escuna. A maioria dos trajetos dura em torno de 5 horas e faz 4 paradas, sendo que o mais procurado passa por:
- Praia Vermelha: como o nome sugere possui areia mais avermelhada e águas cristalinas;
- Ilha Comprida: onde é possível fazer snorkeling ao lado dos peixinhos;
- Lagoa Azul: área incrível com águas cristalinas, cercada de pedras e com espaço para mergulho;
- Praia da Lua: praia menor, charmosa, com areia clara e super paradisíaca.

Geralmente, o almoço já está incluído no pacote e é feito nas próprias praias. Quem preferir, poderá petiscar a bordo ou comprar uma refeição completa. Os preços variam muito dependendo da empresa.
Noite
Depois de se encantar com as belezas naturais de Paraty, é hora de voltar para terra firme e se render e procurar um bom lugar para jantar. Para a segunda noite, a recomendação é o Margarida Café.
O restaurante fica no Centro Histórico, conta com vários ambientes, música ao vivo e uma grande variedade de pratos.
Outra ideia é jantar no Restaurante Sarau, que também dispõe de música ao vivo, com ótimos sambas e várias opções de pratos para todos os gostos.
Se você ainda tiver energia, poderá aproveitar a noite de sábado para conhecer o Teatro Espaço – um teatro de fantoches extremamente reconhecido em todo o mundo.É importante ressaltar que a entrada de crianças não é permitida. O local funciona de quarta a sábado às 21h. A entrada é paga, sendo que também existem opção de meia entrada para estudantes e idosos.
Domingo
Para o domingo, existem algumas opções, dependendo do horário que você está planejando a sua volta.
Quem vai voltar cedo e deseja um passeio mais tranquilo, pode visitar o Forte Defensor Perpétuo que pode ser acessado por uma trilha feita a pé pela mata. Lá de cima, é possível ter uma vista incrível de toda a cidade e da baía.
O Forte fica no Morro da Vila Velha e é aberto à visitação de terça a domingo, das 9h às 12 horas e das 13h às 17 horas.
Passeio de Jipe
Já para quem está com mais tempo disponível, a recomendação é o passeio de jipe que passa por 2 cachoeiras e 1 alambique. O roteiro poderá variar dependendo da empresa.
Nesse caminho você pode conhecer:
- Um pouco da Estrada Real, que fica entre Paraty e Cunha;
- Cachoeira do Tobogã;
- Poço do Tarzan;
- Alambique Engenho D’Ouro, bem próximo da entrada das cachoeiras e onde o turista pode conhecer a produção, degustar vários tipos de cachaça e levar algumas para casa.
Tudo vai depender do tempo que você tem disponível e do que você prefere ver.
Mergulho
Outra opção bem legal para curtir o domingo é mergulhar. Para isso, agende uma aula com alguma das empresas disponíveis na cidade. Em geral, a aula mais simples conta com o acompanhamento do instrutor em todo o caminho, além das empresas oferecerem lanches e bebidas.

Normalmente, os mergulhos acontecem das 8 às 10 horas na Ilha dos Meros (demora cerca de 1h30′ para chegar até o local) ou na Ilha dos Ratos (mais próxima, a 40 minutos da Marina).
O mergulho é rápido, dura cerca de 30 minutos e o turista nada a uma profundidade de 10 a 12 metros. É possível levar sua própria câmera para fazer fotos debaixo d’água.
Você pode adaptar todas essas ideias de roteiro para o tempo que você tiver disponível e também para o seu orçamento. Seguindo essas dicas, sua viagem com certeza será inesquecível.
Onde ficar?
Opções de hospedagem são o que não faltam, veja algumas ideias para curtir o fim de semana em Paraty:
- Villas de Paraty;
- Imperatriz Paraty Hotel;
- Pousada do Príncipe;
- Pousada Corsário Paraty;
- Paraty Paradiso.
E, então, gostou das nossas ideias para o fim de semana em Paraty? Aproveite e compartilhe o nosso post com os seus amigos e ajude-os a planejar a próxima viagem!
Planeje a sua viagem com a gente!
Utilizando os serviços aqui do blog você nos ajuda a crescer cada vez mais. Sempre que compra ou faz alguma reserva utilizando nossos links nós ganhamos uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. 🙂
💻 CONSULTORIA DE VIAGEM
Precisa de ajuda para planejar a sua viagem? Conheça a minha consultoria de viagem para a Europa e tire todas as suas dúvidas sobre roteiro, organização, planejamento e custos!
🚑 SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos destinos. Esteja protegido contra acidentes, extravio de bagagens, voos cancelados e muito mais! Garanta 5% de desconto + 5% no pix com a Seguros Promo.