Nós pensamos bastante até decidir sobre o que postar para a #museumweek desse ano, blogagem coletiva de blogueiros da RBBV. Nunca tínhamos participado, então nos pareceu uma ótima ideia falar sobre o museu Lasar Segall que fica escondido em uma rua tranquila da Vila Mariana, em São Paulo, mas que tem muito para oferecer.
Lembro-me do primeiro ano do ensino médio, quando minha professora de artes Luciana dedicou diversas aulas para falar sobre a vida e obra de Lasar Segall. Foi uma experiência muito rica pra mim e que me despertou certo interesse pelo artista. Certo é que só fui visitar o museu vários anos depois daquelas aulas, depois de já estar na faculdade, mas isso não diminuiu a experiência da visita.
Quem foi Lasar Segall?
Ok, ok. Mas quem foi Lasar Segall? Bom, aqui vai uma rápida (bem rapidinha mesmo) explicação: O artista, nascido na atual Lituânia, viveu as últimas 3 décadas de sua vida aqui no Brasil e muitas de suas obras tem inspiração em nossa cultura, ainda que já tivesse feito diversas obras antes de se mudar definitivamente pra cá.
O Museu
Mas vamos ao que mais interessa. O museu Lasar Segall foi inaugurado em 1967, idealizado por sua mulher e criado pelos filhos do casal. É, óbviamente, repleto de obras do artista, como gravuras e pinturas, mas principalmente esculturas. O acervo do local conta com mais de 3 mil trabalhos dele, em sua maior parte doados pela família de Lasar Segall.
Mas além da exposição permanente, o museu também tem as chamadas exposições móveis que conta com um espaço para divulgar a obra de muitos outros artistas. Da última vez que fomos lá, por exemplo, vimos a exposição da Liuba, com obras da artista produzidas entre os anos 1960 e 1980.
Cursos e cinema
O local também oferece alguns cursos e oficinas, tanto para adultos quanto para crianças, na área literária, fotográfica e de cinematográfica.
Pra quem curte filmes que não passam muito no circuito comercial mais comum, a sala de cinema do museu Lasar Segall conta com, normalmente, dois filmes em cartaz por mês. Uma ótima alternativa para quem quer uma sala de cinema tranquila e filmes de alta qualidade.
O museu fica na rua Rua Berta, 111, na Vila Mariana e a entrada é gratuita. Você só paga para entrar no cinema ou para fazer algum curso. Ele está aberto de quarta à segunda, das 11h às 19h. Para mais informações sobre o museu, os cursos e o cinema, acesse o site.
[…] Iberê Camargo (Porto Alegre, RS) – Quase nômade Museu Imperial (Petrópolis, RJ) – Viajar hei Museu Lagar Segall (São Paulo, SP) – Destino compartilhado Museu Light de Energia (Rio de Janeiro, RJ) – Viajar […]
Muito bom seu site. Adorei mesmo. Abraço e desejo muito sucesso
[…] 13) Destino Compartilhado: Museu Lasar Segall […]
[…] Museu do Futebol em São Paulo: paixão, história e entretenimento; – Destino Compartilhado: Museu Lasar Segall; – Entre Polos: Museu Nacional do Hermitage – São Petersburgo – Rússia; […]
Sou praticamente vizinha do museu e ainda não o visitei. Que vergonha! Acho que já passou da hora de vê-lo!
Um museu maravilhoso que precisa ser mais divulgado. Que bom que vocês decidiram falar dele nesta blogagem 🙂
Acredita que eu nunca tinha ouvido falar desse museu. Realmente, São Paulo é uma caixinha de surpresas. Adorei a dica e já deixei anotada na pastinha de coisas a fazer em SP… Inesgotável!
Que lugar legal, não sabia que tinha um Museu só para ele. Dica anotada!!!
Esse museu é pequeno, mas cheio de obras bacanas!! São Paulo tem muitos lugares para serem descobertos!
Interessante mesmo, não conhecia este museu. Parece um ótimo espaço!
Obrigada por compartilhar. 😉
Interessante. Fiquei curiosa para saber mais sobre as obras de Lasar Segall – e fazer uma visita ao museu para conhecer tudo de pertinho, é claro!
Poxa vida, bacana a dica de vocês!! Se eu morasse em Sao Paulo com certeza ia conferir de perto esses cursos e este cinema!
Dica anotada! Em breve pretendo conhecê-lo, depois te conto.
Muito boa a dica e anotada para a próxima vez que eu for a São Paulo!
Que lugar interessante! Não conhecia. Anotado para a próxima ida em São Paulo
Esses museus escondidinhos nas cidades costumam ser verdadeiros tesouros! A dica é ótima mesmo!
Adorei a dica! Quanto voltar para São Paulo vou tentar visitar!
Adorei essa dica, vou tentar ir!