Museu Lasar Segall

Nós pensamos bastante até decidir sobre o que postar para a #museumweek desse ano, blogagem coletiva de blogueiros da RBBV. Nunca tínhamos participado, então nos pareceu uma ótima ideia falar sobre o museu Lasar Segall que fica escondido em uma rua tranquila da Vila Mariana, em São Paulo, mas que tem muito para oferecer.

Lembro-me do primeiro ano do ensino médio, quando minha professora de artes Luciana dedicou diversas aulas para falar sobre a vida e obra de Lasar Segall. Foi uma experiência muito rica pra mim e que me despertou certo interesse pelo artista. Certo é que só fui visitar o museu vários anos depois daquelas aulas, depois de já estar na faculdade, mas isso não diminuiu a experiência da visita.

Ok, ok. Mas quem foi Lasar Segall? Bom, aqui vai uma rápida (bem rapidinha mesmo) explicação: O artista, nascido na atual Lituânia, viveu as últimas 3 décadas de sua vida aqui no Brasil e muitas de suas obras tem inspiração em nossa cultura, ainda que já tivesse feito diversas obras antes de se mudar definitivamente pra cá.

O Museu

Mas vamos ao que mais interessa. O museu Lasar Segall foi inaugurado em 1967, idealizado por sua mulher e criado pelos filhos do casal. É, óbviamente, repleto de obras do artista, como gravuras e pinturas, mas principalmente esculturas. O acervo do local conta com mais de 3 mil trabalhos dele, em sua maior parte doados pela família de Lasar Segall.

Mas além da exposição permanente, o museu também tem as chamadas exposições móveis que conta com um espaço para divulgar a obra de muitos outros artistas. Da última vez que fomos lá, por exemplo, vimos a exposição da Liuba, com obras da artista produzidas entre os anos 1960 e 1980.

Cursos e cinema

O local também oferece alguns cursos e oficinas, tanto para adultos quanto para crianças, na área literária, fotográfica e de cinematográfica.

Pra quem curte filmes que não passam muito no circuito comercial mais comum, a sala de cinema do museu Lasar Segall conta com, normalmente, dois filmes em cartaz por mês. Uma ótima alternativa para quem quer uma sala de cinema tranquila e filmes de alta qualidade.

O museu fica na rua Rua Berta, 111, na Vila Mariana e a entrada é gratuita. Você só paga para entrar no cinema ou para fazer algum curso. Ele está aberto de quarta à segunda, das 11h às 19h. Para mais informações sobre o museu, os cursos e o cinema, acesse o site.

Destino Compartilhado| por: Carolina Rosa e Tom Freitas


Blogs que também estão fazendo parte da #museumweek 2017:

5) Vamos Por Aí: Meus Museus Favoritos;
8) Uma Viagem Diferente: 4 Museus Imperdíveis em Florença;
10) Gastando Sola Mundo Afora: Museo de Arte Precolombino de Cuzco;
20) Itinerário de Viagem: MET Museum em Nova Iorque;
27) Viagem LadoB: Ilha dos Museus – Berlim;
29) MEL a Mil pelo Mundo; Museo de Ciências Naturais de Madrid;
31) Let’s Fly Away: Museu Botero, Bogotá, Colômbia;
33) Sonhando em Viajar: Catetinho, em Brasília, Brasil;
37) 1001 Dicas de Viagem: Museu Histórico de Berna, Suíça;
41) Me Deixa Ser Turista: Conheça o Museu da Revolução, em Havana;
43) Direto de Paris: Os Museus de Troyes.
44) A Vida é Como Um Livro: Galeria Nacional da Noruega;
45) Dedo no Mapa: Museu Paranaense;

Comentários

18 Replies to “Museu Lasar Segall”

  1. Muito bom seu site. Adorei mesmo. Abraço e desejo muito sucesso

  2. […] 13) Destino Compartilhado: Museu Lasar Segall […]

  3. […] Toscana – Florença do alto: as Torres abertas à visitação Destino Compartilhado – Museu Lasar Segall Entre Polos – Museu Nacional do Hermitage – São Petersburgo – Rússia Do RS […]

  4. […] Museu do Futebol em São Paulo: paixão, história e entretenimento; – Destino Compartilhado: Museu Lasar Segall; – Entre Polos: Museu Nacional do Hermitage – São Petersburgo – Rússia; […]

  5. Sou praticamente vizinha do museu e ainda não o visitei. Que vergonha! Acho que já passou da hora de vê-lo!

  6. Um museu maravilhoso que precisa ser mais divulgado. Que bom que vocês decidiram falar dele nesta blogagem 🙂

  7. Acredita que eu nunca tinha ouvido falar desse museu. Realmente, São Paulo é uma caixinha de surpresas. Adorei a dica e já deixei anotada na pastinha de coisas a fazer em SP… Inesgotável!

  8. Que lugar legal, não sabia que tinha um Museu só para ele. Dica anotada!!!

  9. Esse museu é pequeno, mas cheio de obras bacanas!! São Paulo tem muitos lugares para serem descobertos!

  10. Interessante mesmo, não conhecia este museu. Parece um ótimo espaço!
    Obrigada por compartilhar. 😉

  11. Interessante. Fiquei curiosa para saber mais sobre as obras de Lasar Segall – e fazer uma visita ao museu para conhecer tudo de pertinho, é claro!

  12. Poxa vida, bacana a dica de vocês!! Se eu morasse em Sao Paulo com certeza ia conferir de perto esses cursos e este cinema!

  13. Ana Carolina Miranda says: Responder

    Dica anotada! Em breve pretendo conhecê-lo, depois te conto.

  14. Muito boa a dica e anotada para a próxima vez que eu for a São Paulo!

  15. Que lugar interessante! Não conhecia. Anotado para a próxima ida em São Paulo

  16. Esses museus escondidinhos nas cidades costumam ser verdadeiros tesouros! A dica é ótima mesmo!

  17. Adorei a dica! Quanto voltar para São Paulo vou tentar visitar!

  18. Adorei essa dica, vou tentar ir!

Deixe uma resposta