Desde setembro estamos postando muito conteúdo no nosso Instagram sobre nossa vinda pra Itália. Já recebemos muitas perguntas, comentários, elogios e achamos que agora chegou a hora de compartilhar aqui no blog um pouco mais sobre o que nos trouxe até aqui, como está sendo e quanto custa a vida na Itália.
Criamos o blog em 2016 com a ideia de nos tornarmos nômades digitais quando nos formássemos na faculdade. Isso aconteceu em junho deste ano e no ano passado começamos a pensar como faríamos essa transição, qual seria o nosso próximo passo, nossa próxima viagem. Optamos pelos 3 meses na Itália.
Por que estamos aqui?
Precisávamos começar nossa jornada nômade em algum canto. Temos outros planos para o próximo ano, um novo país, um novo lugar para morar. Por isso tínhamos entre setembro e dezembro para fazer uma nova aventura, nossas três opções eram:
- 3 meses na Alemanha onde a Carol faria um curso de alemão;
- 3 meses viajando pelo leste europeu;
- 3 meses na Itália para a Carol reconhecer a cidadania italiana dela.
A nossa opção do coração sempre foi a segunda. Já perdemos as contas de quantas vezes planejamos um mochilão pelo leste e desistimos por inúmeras razões. Mas fomos coerentes. Se desejamos um dia morar fora, o passaporte europeu é a porta de entrada. Você não precisa se preocupar tanto com vistos e as burocracias caem pela metade.
Se íamos fazer uma viagem, gastar dinheiro, por que não investir nisso?
Falaremos mais sobre a cidadania em outro post, até porque o assunto é bem complexo.
Há quanto tempo estamos planejando a vida na Itália?
Como dissemos, desde o ano passado, quando voltamos do último mochilão, os planos começaram a ser traçados e já começamos a juntar dinheiro. Nossos ganhos serviam exclusivamente para pagar nossas contas e ir para reserva da viagem.
Em março compramos a passagem, em maio começamos a trocar nossas moedas, em junho compramos o seguro viagem e em agosto finalizamos toda a burocracia com a documentação e tudo estava pronto.
Nosso plano sempre foi juntar dinheiro suficiente para esses três meses e não usar nada do que ganhássemos trabalhando durante esse período.
Com o que trabalhamos?
Com a decisão de começar a vida n Itália e de viver viajando precisávamos arrumar trabalhos remotos ou meios de ganhar dinheiro em quanto a gente viaja.
O Tom deu o primeiro passo em 2016, pediu as contas da agência em que trabalhava e começou a trabalhar como roteirista. Escrever roteiros é a coisa que ele mais ama fazer. Além disso, ele também começou a fazer alguns freelas como redator.
A Carol foi a última. Meses antes de embarcar para a Itália ela pediu as contas do trabalho como editora de áudio. Assim, começou a trabalhar também como redatora e pegar freelas do antigo trabalho, editando audiolivros.
Paralelo à tudo isso, temos o blog. Através dele também geramos renda, seja com os afiliados, quando algum leitor reserva uma hospedagem, adquire um seguro viagem, ou dos nossos próprios produtos como a consultoria, os roteiros, os e-books…
E dessa forma vamos trabalhando. Nem sempre é fácil, mas é o que a gente ama fazer e tem dado cada vez mais certo.
CONSULTORIA DE VIAGEM ✈️
Precisa de ajuda para planejar a sua viagem? Conheça a nossa consultoria de viagem para a Europa e veja como podemos te ajudar!
Quanto nos custou esses 3 meses?
Fora os custos que tivemos com o processo de reconhecimento da cidadania, os nossos custos da vida na Itália se basearam nos 4 pilares de sempre (transporte, alimentação, hospedagem e turismo).
Como dissemos, nós juntamos dinheiro para esses 3 meses e tudo o que estamos ganhando aqui está indo para a reserva da nossa próxima viagem, que irá acontecer no início de 2019. Isso também nos dá uma segurança, porque quando se embarca para aventuras como essa é sempre bom ter um dinheiro guardado. De qualquer forma, tínhamos um dinheiro limite pra ser gasto aqui.
Abaixo colocaremos os nossos gastos mensais. Vale ressaltar que os valores estão em euros e para duas pessoas:
Aluguel – 400
Alimentação – 150
Turismo – 150*
Nós conseguimos com a família da Carol que descobrimos aqui na Itália. (Procurando sobre sua origem italiana, conhecemos muitos parentes que ficaram na Itália eles nos ajudaram muito com tudo o que precisamos para o processo). Por ser uma casa de temporada, as contas já estão inclusas.
A alimentação era para duas pessoas e fazemos compras semanalmente. Nossa meta era de 37,50 por semana, mas sempre ficamos na média dos 30 euros.
O turismo inclui tudo, por isso o asterisco. Nele contamos desde comer fora, até o ônibus/trem pra cidade vizinha, souvenirs… enfim, tudo, tudo. Porém é um valor muito relativo. Tem meses que saímos mais, comemos mais vezes fora e tem outros que não fazemos nada.
Por fim, temos 700 euros mensais, cerca de 3 mil reais. Mais ou menos o que se gasta em São Paulo para um casal viver bem e confortável (pagando aluguel e todas as outras contas).
Esse é o nosso gasto médio para viver aqui. Além disso separamos mais 600 euros para fazer algumas viagens (Ljubljana, Munique – sempre, porque a irmã do Tom mora lá, além de outras cidades da Itália e da Europa). Essas viagens foram definidas ao longo da nossa estadia por aqui, afinal tínhamos um processo rolando.
Por fim…
É isso, essa tem sido nossa vida na Itália até o final desse ano. Por aqui vocês podem esperar por muito conteúdo novo e parcerias. No Instagram, estamos sempre postando novos conteúdos com dicas nos stories e fotos das cidades que visitamos no feed. No Pinterest, sempre tem pin novo e agora estamos começando nosso canal no Youtube, uma alternativa pra quem prefere vídeos, além das dicas também vamos compartilhar nossas experiências com viagens, trabalho remoto e vida no exterior.
Todos esses textos estarão na categoria NOSSAS VIAGENS > DIÁRIO DE BORDO.
Se tiver alguma dúvida sobre esse assunto comenta aqui que responderemos o mais rápido possível. Se preferir você também pode nos enviar um e-mail pra contato@destinocompartilhado.com.
E por último, siga-nos no instagram @destinocompartilhado para ver tudo o que postamos nas nossas viagens e não deixe de conhecer e contratar os nossos serviços e produtos. 🙂
Leia também
- Viajar de ônibus pela Europa: Guia completo
- Como é ser au pair na Alemanha
- 10 praias para conhecer na Itália
Planeje a sua viagem com a gente!
Utilizando os serviços aqui do blog você nos ajuda a crescer cada vez mais. Sempre que compra ou faz alguma reserva utilizando nossos links nós ganhamos uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. 🙂
💻 CONSULTORIA DE VIAGEM
Precisa de ajuda para planejar a sua viagem? Conheça a nossa consultoria e veja como podemos ajudar você a organizar a viagem dos sonhos de maneira econômica!
🚑 SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos destinos. Esteja protegido contra acidentes, extravio de bagagens, voos cancelados e muito mais! Garanta 5% de desconto + 5% no boleto com a Seguros Promo.
🏨 ACOMODAÇÃO
Encontre as melhores opções de acomodação e com os melhores preços para a sua viagem no Booking!