Entrada do metrô em Londres
Perrengues

Sozinho em Londres – PERRENGUE #2

PERRENGUE ❗️
Quem nunca passou um perrengue durante uma viagem? A gente já passou por MUITOS. Não é à toa que começamos a escrever sobre eles no blog.

O objetivo aqui é mostrar problemas reais, que acontecem durante as nossas viagens, e como lidamos com eles. É uma maneira também de ajudar você no seu planejamento.

A primeira vez em que pisei em solo inglês, estava sozinho, sem conhecer nada e com muita curiosidade.

Na época eu morava na Alemanha e tive uma semana livre para tirar férias, pensei no que poderia fazer, fiz uma pesquisa na internet, conversei com algumas pessoas e decidi meu destino.

Era 2012, cerca de um mês antes dos Jogos Olímpicos e a cidade estava até que bem agitada.

Tudo bem, mas pra que serve esse texto mesmo? Ah sim, além de compartilhar esse perrengue eu queria destacar os pontos positivos de viajar sozinho. Não é tudo uma maravilha, mas já pensou que pode ser muito legal fazer uma viagem sozinho?

Tom atravessando a Abbey Road

Leia também: Quanto custa 3 dias em Londres?

Conhecer um país novo é sempre uma experiência diferente, a sensação, o cheiro do lugar, as cores, tudo é sempre diferente e essa é uma das coisas que eu mais gosto na vida. Chegando lá tudo parecia legal, eu achava que tava dentro de algum filme do Harry Potter ou coisa parecida.

O Perrengue: Sozinho em Londres

Como eu disse, morava na Alemanha então eu tinha que trocar meus euros por libras esterlinas e eu, meio hipnotizado e assustado com o novo país que tinha acabado de conhecer, acabei trocando o dinheiro ali no aeroporto de Gatwick.

Triste erro, se tem uma coisa que eu aprendi foi a procurar casas de câmbio mais pro centro da cidade, onde a oferta varia e você pode trocar por preços mais em conta.

Evitem AO MÁXIMO trocar dinheiro em aeroportos pelo mundo. Esse aqui é um ponto negativo de ter ido sozinho, não tinha uma segunda opinião ali pra me alertar sobre isso e acabei perdendo um pouco de dinheiro, que já estava calculado para as atividades porque minha hospedagem já estava paga. (pelo menos eu achava que estava paga)

Bom, quando eu cheguei de trem no centro de Londres, a estação já estava sendo fechada, já era bem tarde e os ônibus iriam parar de circular em pouco tempo, então fui direto ao ponto onde eu sabia que o ônibus para o meu hostel passava.

CONSULTORIA DE VIAGEM ✈️
Precisa de ajuda para planejar a sua viagem? Conheça a nossa consultoria de viagem para a Europa e veja como podemos te ajudar!

Peguei o ônibus com uma pitada de incerteza sobre onde eu deveria descer. Não sei porque cargas d’água eu achei que decoraria o ponto só porque vi no Google Maps. Eu não conhecia absolutamente NADA de lá, sabia que ia passar pelo Hard Rock Café e mais alguns pontos depois, seria o meu.

Desci onde achei que deveria, sem mais nem menos, tava morrendo de medo, com razão.

Piccadilly Circus em Londres

Andei pelas ruas de Londres pela primeira vez olhando para os lados, já era mais de meia noite, eu estava sozinho em uma rua escura e tudo que eu sabia era o nome da rua do meu hostel. Um estranho se aproximou de mim pedindo informações e logo percebeu que eu também não sabia onde estava.

Tentei refazer o caminho que tinha visto no mapa, mas acabei entrando em um beco muito sinistro e decidi voltar.

Andei mais um pouco e por sorte achei um mapa. Uma coisa legal de se dizer aqui é que Londres é cheia de mapas onde você consegue se localizar e saber mais ou menos a distância que precisa andar pra chegar em determinado lugar.

Vista aérea de Londres a noite

Para minha sorte, além de ter encontrado o mapa, eu percebi que tinha decido no ponto certo e que a rua do meu hostel estava a menos de cinco minutos de caminhada. Incrível!

Um bônus: A taxa de reserva do hostel

Caminhei até lá e fui muito bem recebido no check-in… até que o recepcionista me fala o preço.

Eu pensei bem antes de responder, mas ai minha ficha caiu, o pagamento não tinha sido, de fato, efetuado. O que eu achei que tinha pago antecipadamente era só uma taxa de reserva.

Ou seja, além de ter perdido muito dinheiro na troca que fiz no aeroporto, agora tinha que gastar boa parte do meu dinheiro ali, no hostel.

Eu mal tinha começado a minha viagem e o dinheiro já estava no fim.

O que aprendi com esse perrengue?

Se eu tenho alguma dica pra dar sobre essa história é: prestem muita atenção na hora de fazer uma reserva online, principalmente na hora do pagamento.

Muitas acomodações pedem o número do cartão como garantia, mas o pagamento mesmo só é feito na hora. Outras, o pagamento é feito antecipadamente, no momento da reserva. E essa que eu fiquei, eu deveria pagar uma taxa de reserva antes e o restante do valor na hora do check in.

Esse tipo de informação está sempre disponível na hora de fazer a sua reserva. É fundamental prestar atenção nisso, para saber o que você já pagou e o que você ainda tem que pagar na hora da viagem.

Eu fui passar uma semana sozinho em Londres e tinha pouco menos de 200 libras em mãos, porém 90 foram para o hostel aquele dia. Bom, eu precisava de mais dinheiro, não tinha jeito. Como eu resolvi isso? Essa é outra história… Para acompanhar o desfecho leia o Perrengue #4.


Leia também

Planeje a sua viagem com a gente!

Utilizando os serviços aqui do blog você nos ajuda a crescer cada vez mais. Sempre que compra ou faz alguma reserva utilizando nossos links nós ganhamos uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. 🙂

💻 CONSULTORIA DE VIAGEM
Precisa de ajuda para planejar a sua viagem? Conheça a nossa consultoria e veja como podemos ajudar você a organizar a viagem dos sonhos de maneira econômica!

🚑 SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos destinos. Esteja protegido contra acidentes, extravio de bagagens, voos cancelados e muito mais! Garanta 5% de desconto + 5% no boleto com a Seguros Promo.

🏨 ACOMODAÇÃO
Encontre as melhores opções de acomodação e com os melhores preços para a sua viagem no Booking!


Você também pode gostar...