5 desvantagens de trabalhar em casa

trabalhar em casa

Nós criamos o Destino Compartilhado em setembro de 2016, mas a ideia de ter um projeto de viagem é de mais ou menos um ano antes disso. Como eu e a Carol ainda estamos estudando, tivemos que equilibrar essa ideia que vinha em nossas mentes com as tarefas da faculdade e dos nossos trabalhos. E para isso tínhamos que aprender como trabalhar em casa.

 O trabalho é um ponto principal para que o projeto desse certo. Meu plano era conseguir estar trabalhando totalmente online para que eu pudesse trabalhar e viajar ao mesmo tempo. Foi bem na época do lançamento do blog que essa primeira parte do projeto se concretizou, já que eu me desprendi do meu antigo trabalho e decidi estar 100% online. Ainda não era hora de viajar o tempo todo, até porque ainda estamos na faculdade, mas eu poderia trabalhar em casa e estar mais estável para quando o momento chegasse, mesmo sabendo que há desvantagens de trabalhar em casa.

E quanto mais o tempo passa, mais perto estamos de uma nova etapa desse projeto continuar. Mas hoje, nesse Diário de Bordo quero abordar especificamente esse tema e contar para vocês quais são as principais desvantagens de trabalhar em casa e como eu lido com elas. Para quem também quer seguir esse caminho nômade, é um passo muito importante e que precisa ser muito bem planejado. Vamos lá?

E-book 7 passos para planejar sua viagem

Você trabalha sozinho

Para muitas pessoas isso pode até ser uma vantagem, mas eu considero umas das principais desvantagens de trabalhar em casa e vou contar o porquê. Às vezes, trabalhando, você precisa estar em contato com outras pessoas, seja para quebrar o clima de algo estressante ou só para poder conversar, mudar um pouco o foco para você trabalhar melhor depois. E por mais que eu tenha contato com outras pessoas via e-mail, whatsaap, facebook, etc., não é a mesma coisa. Para quem trabalha escrevendo, como eu, é algo que pode ser positivo, mas ainda assim eu considero que trabalhar em casa sozinho pode ser um tanto prejudicial.

O que eu faço para lidar com isso? Tento ter meus momentos de distração de outras formas, assistir à um vídeo no youtube, conversar com meus parceiros de trabalho pela internet mesmo e, quando posso, saio um pouco de casa.

trabalhar em casa

Monotonia

Essa outra desvantagem de trabalhar em casa está diretamente relacionada com a primeira, acredito eu. Eu adoro o que faço e acho que evoluo a cada trabalho novo que realizo, mas a minha rotina pode acabar sendo monótona. Não só porque estou sozinho, mas porque existem dias em que eu praticamente não saio do meu quarto. E quando há um trabalho grande com muitas tarefas para serem feitas, isso pode ser um problema.

Para resolver isso eu tento trabalhar em lugares diferentes. Não tenho um escritório propriamente dito em casa, mas vou para cômodos onde posso trabalhar tranquilamente ou até mesmo para outros lugares. Modificar o lugar em que você está deixa o dia a dia menos monótono. E também dá novas forças para trabalhar em casa.

Distração

Ah, as distrações! Quando você está em casa, elas são muitas. Mas o principal está onde você pode ter diversão. Eu estou no meu quarto, posso assistir a um filme, posso jogar, ficar em redes sociais e fazer um milhão de coisas mais divertidas do que trabalhar. E isso pode distrair muito.

Para melhorar? Essa é difícil, mas a autodisciplina é necessária aqui. Sem ela, é praticamente impossível trabalhar em casa sem se distrair. O que pode ser muito perigoso e te prejudicar profissionalmente.  

trabalhar em casa

Procrastinação

Você está perto da sua cama e tem um trabalho não lá tão divertido para fazer em um dia chuvoso. Sabe que pode entregar o seu trabalho só amanhã. Já sabe né? É muito difícil lidar com a procrastinação, principalmente quando você trabalha em casa sozinho e com pouca cobrança.

E como eu lido com esse problema? Pra mim, ele é a principal desvantagem de trabalhar em casa. E aqui, mais do que nunca, a autodisciplina é necessária. Se não tem ninguém te cobrando muito, você precisa se cobrar. A sua evolução vai depender muito mais de você do que de qualquer outra pessoa quando você assume 100% do comprometimento profissional, sem estar diretamente ligado a nenhuma empresa formalmente. São coisas difíceis, mas que são contornáveis e que podem ser superadas.

Falando assim até parece que trabalhar em casa é uma coisa muito ruim, né? Mas não é bem assim. Eu diria que as vantagens são muito maiores do que as desvantagens de trabalhar em casa. Por isso, no próximo texto do Diário de Bordo eu vou falar exatamente sobre isso. As VANTAGENS de trabalhar em casa.

Até lá!

Tom Freitas


Leia também:

Como lidar com a depressão pós viagem? 

É possível viajar sem falar inglês?

Comentários

Deixe uma resposta