Museu do Cinema e da Miniatura de Lyon
França

Museu do Cinema e da Miniatura em Lyon

Hoje, assim como no ano passado, faremos um post participando da #museumweek, uma blogagem coletiva onde muitos blogs de viagem pelo mundo falam sobre diferentes museus.

E já que o ano passado fizemos sobre um que fica dentro da nossa cidade, decidimos ir um pouco mais longe nesse ano, mais especificamente para Lyon, na França, onde fica o Museu do Cinema e da Miniatura, um dos mais divertidos e fascinantes que já conhecemos.

Trata-se de um museu que, como o próprio nome já diz, possui dois ambientes diferentes (não é o único na cidade que é assim, em breve escreveremos sobre os outros também).

A primeira parte é totalmente dedicada à sétima arte e já na fachada você vai poder ver alguns figurinos fascinantes usados em filmes bem conhecidos como Homem-Aranha, X-Men, Star Wars, entre outros. Mas antes de tudo, vamos explicar como você consegue entrar nesse museu da maneira mais econômica e também como chegar lá.

Como chegar ao Museu do Cinema e da Miniatura?

O museu fica a cerca de três minutos da estação Vieux Lyon, na mesma rua, andando sentido norte. É bem fácil de ser encontrado até porque provavelmente haverá algum movimento de pessoas que estão visitando o local.

Fomos lá em agosto, no auge do verão, mas não tivemos problemas com superlotação, deu pra ver tudo bem tranquilamente.

Horário de funcionamento:

O museu funciona de segunda a sexta, das 10h às 18h30 e de sábado e domingo até as 19h.

Evite os horários de maior movimento que acontecem nos finais de semana, feriados e período de férias das 15h às 17h.

Tarifas:

Adultos pagam 9 euros, crianças (4-15 anos) e estudantes pagam 9,50 euros e idosos pagam 8 euros.

A entrada é gratuita para quem possui o Lyon City Card e Carte Pass’Région.

Clique aqui para acessar o site oficial do museu e ter mais informações!

O que ver no Museu do Cinema e da Miniatura?

O museu é pequeno, então você consegue ver tudo o que ele tem para oferecer em poucas horas. Logo na entrada, temos diversos cenários originais do filme Perfume – A História de um Assassino, cheio de explicações e curiosidades sobre a explicação.

Um ponto positivo é que o museu conta com muitas placas em inglês, o que facilitou bastante, já que a gente não fala francês.

Nos andares seguintes, nos deparamos com diversos objetos, figurinos, roteiros originais e tudo o que você pode imaginar que faz parte da produção de um filme.

Os itens são todos originais, o que faz o museu ficar ainda mais interessante. Dou destaque para as seções de filmes de terror, onde vimos muitos objetos de cena, figurinos e máscaras de filmes que eu, particularmente, adoro.

Tem também uma sala com um boneco do Alien (do filme Alien vs. Predador) que se mexe de verdade (e que te dá um baita susto também). Essas salas são mais restritas e proibidas para crianças.

Há também algumas exposições temporárias de objetos que circulam por outros museus no mundo. É tudo muito legal! Vimos algumas réplicas de pequenos dinossauros usados em Jurrasic Park 3, por exemplo. Ficamos felizes até de ver uma caixinha que foi usada no Titanic.

A segunda parte

Nos últimos dois andares do museu, ficam as exposições de miniaturas. Elas foram totalmente surpreendentes para mim, porque eu realmente não estava esperando obras tão incríveis. Mas é realmente fascinante.

O nível de detalhamento, a temática dos cenários, os objetos usados e a perfeição das obras em si fizeram com que a gente se apaixonasse assim mais por esse museu. Quando você chega ao fim, tem que descer todas as escadas e a saída é ao lado de onde você entra. Por isso, se quiser repetir alguma sala que gostou muito, dá pra fazer.

Lyon é uma cidade linda, cheia de museus incríveis, de verdade. Foi difícil escolher um só, mas o Museu do Cinema e da Miniatura tem um significa especial para nós que trabalhamos na área de audiovisual e por isso decidimos os escolher.

Em breve você poderá ler sobre todos esses museus e sobre a nossa experiência visitando a cidade. É muito bom mais uma vez poder participar da #museumweek. Estaremos aqui de novo no ano que vem!

Blogs que também estão participando da #MuseumWeek 2018:

Você também pode gostar...