Vale a pena alugar carro para viajar?

É uma pergunta que muita gente se faz e a resposta vai ser mais uma vez: Depende! Sim, eu sei que isso não resolve nada e é por isso que eu vou explicar direitinho o porquê dessa resposta. Primeiramente, temos que pensar em algumas perguntas.

Por que alugar um carro?

Ora, se você pensou nessa possibilidade, muitas coisas podem ter vindo à sua cabeça. Existem muitas vantagens e desvantagens em alugar carros e você precisa saber (mais uma vez vou repetir aqui) qual o tipo de viagem que você quer fazer.

Você já tem um carro?

Muitos podem pensar que se já possuem um veículo, alugar um carro é inútil, o que não é verdade. Muitas vezes compensa deixar o seu próprio carro em casa e gastar com o aluguel, pois você economiza em manutenção, o que pode ser um grande problema no futuro. É claro que é de se pensar, ter um carro só seu é muito mais cômodo e prático, porém é sempre bom estar aberto para as opções.

Destino Compartilhado

Pra onde você vai?

O aluguel de carros funciona muito bem para viagens onde você vai passar por mais de uma cidade. Isso porque se você for de ônibus, por exemplo, terá que comprar duas ou mais passagens, além de se prender aos horários estabelecidos pelas companhias. Já para viagens em que você só passa por uma cidade talvez não valha a pena, ainda mais se for uma cidade pequena onde você não precise necessariamente usar um carro. Por isso é tão importante saber qual o tipo de viagem que você está fazendo.

Com quem você vai viajar?

Quando você vai viajar com um determinado número de pessoas, muitas vezes o aluguel de carros vai compensar. Isso porque os gastos vão ser divididos, o volante pode ser dividido e a viagem pode fluir mais rapidamente por consequência. Mas é bom tomar cuidado, quanto maior o número de pessoas, maior o carro (ou o tipo de carro) que você terá que alugar e os preços também vão ficando mais altos. Normalmente uma viagem com 5 passageiros em um carro popular comum vai valer a pena.

Depois de passar por esses tópicos, espero ter ajudado e respondido suas dúvidas. Seja lá qual for seu tipo de viagem, ler sobre dicas e experiências de outros viajantes é sempre bom, não é? Quando você já tem na sua cabeça com quem você vai, quais são as condições e qual o seu nível de Conforto x Dinheiro, já pode pensar com mais clareza se vale a pena ou não alugar um carro para viajar.

 

Tom Freitas


Leia também:

 

Comentários

One Reply to “Vale a pena alugar carro para viajar?”

Deixe uma resposta