Trem, avião ou ônibus na Europa?

Esse post se trata especificamente de viagens entre países dentro da Europa, se você procura esse tema sobre o Brasil ou outros lugares do mundo, fique atento que em breve postaremos textos sobre isso! Recados dados, vamos agora ao nosso assunto. Afinal, qual o transporte que mais vale a pena dentro da Europa?

Muitos dizem que o trem é o melhor custo/benefício que você vai encontrar por lá, o que não é totalmente verdade. É verdade que o continente é quase totalmente ligado por linhas de trens, o que torna o acesso muito prático. Também é verdade que os trens são muito confortáveis e muitas vezes a paisagem da janela é muito generosa, te proporcionando uma ótima experiência enquanto aguarda a chegada ao seu destino. Porém, viajar de trem nem sempre é a opção mais barata ou mais rápida, o que pode ser um prejuízo se você tem pouco tempo.

Leia também: Verdades e mitos sobre o transporte entre países na Europa

Avião com certeza não é o meio de transporte mais barato do mundo, porém existem companhias pequenas e que fazem voos barateados dentro da Europa (aquelas “low cost low fare”). Esse tipo de voo muitas vezes sai mais barato do que passagens de trem e você chega ao seu destino com mais rapidez, uma viagem de Londres para Munique, por exemplo, leva cerca de duas horas. Por isso, se você está fazendo um mochilão por muitos países é legal ficar atento à promoções desse tipo e verificar se vale a pena pra você.

O transporte mais barato que você vai encontrar na Europa com certeza é o ônibus. Quando fizemos o nosso mochilão pela Europa, conhecemos a Eurolines, companhia que cobre praticamente o continente inteiro e Marrocos. A gente comprou um pacote de 15 dias para viajar por 53 cidades diferentes, obviamente não usamos tudo mais foi extremamente útil, além de econômico. Contamos mais nesse post aqui.

A gente acha muito pouca coisa sobre as companhias de ônibus da Europa pela internet, mas chegando nos terminais das cidades, encontramos muitas que fazem viagens baratas e com conforto. O ponto fraco é com certeza a demora, uma viagem de Paris para Londres leva cerca de 10 horas, o que pode te fazer perder um dia inteiro. A recomendação é, que se for fazer uma viagem longa como essa, faça durante a madrugada e durma no ônibus.

Finalmente, o importante é saber calcular o tempo que você tem e o dinheiro a ser gasto na sua viagem, nem sempre economizar dinheiro é tão vantajoso e nem sempre (muito poucas vezes) gastar um absurdo vai te dar vantagens demais. Assim, dependendo de cada situação, o transporte certo para você vai variar e tornar sua viagem mais positiva, seja financeiramente ou só para ter mais histórias para contar.

Destino Compartilhado | por: Tom Freitas


Leia também:

Quanto custa mochilar pela Europa?

Viagem de carro pela América do Sul

Que tipo de viagem você quer fazer?


 

Comentários

Deixe uma resposta